quarta-feira, 13 de junho de 2012

Alvenaria Estrutural - Matéria completa + apostila para baixar


Em 1977, foi formada a primeira comição de estudos para desenvolvimento de normas nacionais de alvenaria estrutural: a NBR 6136 normatiza os blocos de concreto para a alvenaria estrutural.
Os blocos de concreto com função estrutural  são aqueles, para o sistema construtivo de alvenaria estrutural, que não têm pilares e vigas de concreto, mas sim enchimentos de chamados grautes, nos próprios blocos denominados como auto-portantes. Como vão ter que suportar uma carga maior, uma resistência maior que os blocos de vedação, o projeto deve ser muito bem elaborado e executado de acordo com cálculo estrutural, principalmente se a construção obtiver dois pavimentos ou mais, tendo que dimensionar o Radie (fundação) de acordo com o solo e o cálculo da sobrecarga.
Na alvenaria estrutural a argamassa tem função de ligação entre os blocos, uniformizando os apoios entre eles, tradicionalmente a argamassa apra assentamento é composta de cimento, cal e areia. Argamassas mais fortes (só de cimento e areia) não são recomendadas, pois são muito rígidas e têm baixa capacidade de absorver deformações. Em contrapartida, argamassas muito fracas (só de cal e areia por exemplo) têm resistência à compressão e aderência muito baixa, prejudicando a resistência da parede. A resistência à compressão da argamassa  deve ser próxima a 70% da resistência do bloco utilizado “tenho preferência por trabalhar com massa pronta, pois o seu traço já vem específico e normatizado”, arquiteto Hipólito Carlos Magno Coraciara.

A escolha do sistema construtivo é uma decisão de extrema importância para a obra, pois ele influencia não somente o custo total da construção, mas a sua duração, a escolha da mão de obra, além de orientar o processo de projeto. 
O sistema mais utilizado nas construções no Brasil atualmente (especialmente para residências) é o tradicional conjunto de pilares e vigas de concreto. A familiaridade de profisionais e da mão de obra com este método construtivo indica a tradição do país no projeto e na construção com o material.
Neste sistema, a estrutura de pilares e vigas é quem sustenta o peso da construção, formando um esqueleto de concreto e ferro onde as paredes não tem função estrutural, atuando somente como vedação (alvenaria de vedação). 



Para o fechamento dos vãos criados entre os pilares, podem-se empregar diferentes materiais, como o tijolo de barro maciço, os diversos tipos de blocos cerâmicos e de concreto e até mesmo paredes de gesso.
Uma alternativa à estrutura tradicional é o sistema de Alvenaria Estrutural. Neste método construtivo, as paredes são autoportantes, ou seja, são capazes de suportar o peso da construção sem a necessidade de pilares e vigas.



Para isso, as paredes precisam ser erguidas com blocos especiais, sendo os blocos estruturais de concreto e cerâmica os mais utilizados. Existem diversas empresas que fabricam estes produtos, inclusive com modelos especiais para acolher tubulações ou com medidas diferentes para se ajustar à modulação, pois neste sistema os blocos não podem ser quebrados.
Na hora da compra, procure fornecedores que ofereçam peças de qualidade e sigam as regras da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
A principal vantagem na eliminação de pilares e vigas é a economia, pois reduz-se a quantidade de formas de madeira (usadas para moldar a estrutura), diminui-se a quantidade de ferragens e desperdiça-se pouco material, pois os blocos não são quebrados, o que também contribui para a limpeza e organização do canteiro de obras.
Economiza-se tempo também, pois enquanto no sistema convencional, as paredes são erguidas e depois rasgadas para embutir as tubulações hidráulicas e elétricas, na alvenaria estrutural, a passagem de ferros, fiações, conduítes ou canos é feita através dos furos de encaixe dos blocos, ao mesmo tempo em que a parede é erguida.
Outro ítem a se considerar é a economia com o revestimento de parte das paredes internas. Enquanto no sistema tradicional, o acabamento é feito com chapisco + emboço + reboque + massa corrida + pintura, na alvenaria estrutural, pode-se utilizar somente o gesso + pintura (exceto nas áreas molhadas), desde que os blocos utilizados sejam de qualidade, com as faces lisas e as paredes estejam bem feitas e no prumo.
No entanto, este sistema apresenta algumas desvantagens, como a limitação no tamanho dos vãos das paredes e as restrições em caso de reformas, pois como as paredes são autoportantes, estas não podem sofrer alterações sem que a estrutura geral da edificação seja afetada. Além disso, as mudanças nas instalações elétricas e hidráulicas devem ser feitas com cuidado, pois os blocos não podem ser rasgados para embutir novas tubulações.
O projeto arquitetônico também deve ser feito de forma detalhada, baseando-se nas modulações do bloco estrutural a ser utilizado, com plantas das 1ª e 2ª fiadas, além de vistas de todas as paredes.
Caso sua opção seja por um sobrado, é importante lembrar que as paredes do pavimento superior devem estar localizadas na mesma posição daquelas do térreo, criando uma "limitação" na definição dos espaços, diferente do que ocorre com a estrutura convencional, que permite a criação de projetos mais arrojados, com maior liberdade na definição dos espaços, além de facilitar reformas futuras.
Dependendo das suas necessidades, é posível mesclar os dois sistemas, mas isso implicará em custos maiores. Consulte um profissional para saber qual a melhor solução para sua construção.


Fonte:
Revista Arquitetura & Construção agosto/2003 
Revista Construir nº 78



Para quem quiser conhecer melhor o sistema de Alvenaria Estrutural, sugiro este artigo da revista Téchne que descreve a construção de uma casa experimental utilizando o sistema.




As maiores vantagens da alvenaria estrutural em relação aos processos tradicionais são: 

• Economia no uso de madeira para formas; 
• Redução no uso de concreto e ferragens; 
• Redução na mão-de-obra em carpintaria e ferraria; 
• Facilidade de treinar mão-de-obra qualificada; 
• Projetos são mais fáceis de detalhar;
• Maior rapidez e facilidade de construção; 
• Menor número de equipes ou sub-contratados de trabalho; 
• Ótima resistência ao fogo; 
• Ótimas características de isolamento termo-acústico; 
• Flexibilidade arquitetônica pelas pequenas dimensões do bloco;

As maiores desvantagens da alvenaria estrutural são: 
• As paredes portantes não podem ser removidas sem substituição  por outro elemento de 
equivalente função; 
• Impossibilidade de efetuar modificações na disposição arquitetônica original; 
• O projeto arquitetônico fica mais restrito; 
• Vãos livres são limitados;
• Juntas de controle e dilatação a cada 15m. 

Este tipo de estrutura pode ser dividido em 2 (dois) tipos: 
-Alvenaria Estrutural Não Armada 
-Alvenaria Estrutural Armada. 

QUAL A DIFERÊNÇA DA ALVENARIA COMUM  DA ALVENARIA ESTRUTURAL?
  • A função básica da alvenaria comum é a vedação (ou fechamento), enquanto a alvenaria estrutural substitui dois principais sistemas de construção: A estrutura de concreto armado e os fechamentos de alvenaria.
  • Portanto , na alvenaria estrutural  as paredes da edificação  são também a estrutura que suporta todas as cargas: Além do peso próprio, também das lajes, coberturas e carga, além de fatores externos como o vento.
  • Um exemplo bem comum de alvenaria estrutural são os “sobradinhos” de dois pavimentos construídos aos milhos por aqui, onde as lajes de piso e de forro apoiam-se diretamente sobre a alvenaria ou sobre uma pequena cinta de concreto armado, enquanto que as paredes se encarregam de transportar as cargas para o solo, através de baldrames apoiados em sapatas corridas ou pequenas estacas (“brocas”).
  • Este tipo simples de construção evoluiu bastante, atualmente é possível construir edifícios de vários pavimentos com o mesmo princípio  de funcionamento estrutural.

VÍDEO SOBRE O ASSUNTO ALVENARIA ESTRUTURAL

(Bônus adicionado e links atualizados em 13/06/2012)



Essa é uma apresentação rápida sobre o tema em questão.

Porém o Matéria do Curso disponibiliza um trabalho acadêmico completo com o tema ALVENARIA ESTRUTURAL. 

Antes de baixar, se realmente gostou do blog, cadastre o seu e-mail para receber as nossas atualizações, salve o blog nos seus favoritos, divulgue para outros(no seu curso).



Links:

4 comentários:

Anônimo disse...

tecnico edifcações

Roberto Lima de Souza disse...

Assunto muito rico nota 10

Anônimo disse...

o link ta off.poderia corrigir?

Anônimo disse...

Parabenssssssss,matéria esta ótima!!!

Postar um comentário

Comentem!