quarta-feira, 13 de junho de 2012

Tipos de solo e suas características + Apostila + Vídeo

O tipo de solo encontrado em um lugar vai depender de vários fatores: o tipo de rocha matriz que o originou, o clima, a quantidade de matéria orgânica, a vegetação que o recobre e o tempo que se levou para se formar.Na superfície terrestre podemos encontrar diversos tipos de solo. Cada tipo possui características próprias, tais como densidade, formato, cor, consistência e formação química.



Em
climas secos e áridos, a intensa evaporação faz a água e os sais minerais subirem. Com a evaporação da água, uma camada de sais pode depositar-se na superfície do solo, impedindo que uma vegetação mais rica se desenvolva.

Já em climas úmidos, com muitas chuvas, á água pode se infiltrar no solo e arrastar os sais para regiões mais profundas.

Alguns tipos de solo secam logo depois da chuva, outros demoram para secar. Por que isso acontece? E será que isso influencia na fertilidade do solo?


Solos arenosos são aquele que têm uma quantidade maior de areia do que a média (contêm cerca de 70% de areia). Eles secam logo porque são muito porosos e permeáveis: apresentam grandes espaços (poros) entre os grãos de areia. A água passa, então, com facilidade entre os grãos de areia e chega logo às camadas mais profundas. Os sais minerais, que servem de nutrientes para as plantas, seguem junto com a água. Por isso, os solos arenosos são geralmente pobres em nutrientes utilizados pelas plantas.

Os chamados Solos argilosos contêm mais de 30% de argila. A argila é formada por grãos menores que os da areia. Além disso, esses grãos estão bem ligados entre si, retendo água e sais minerais em quantidade necessária para a fertilidade do solo e o crescimento das plantas.

O Solo argiloso quando úmido tem a característica de ser maleável

Solo argiloso seco
Mas se o solo tiver muita argila, pode ficar encharcado, cheio de poças após a chuva. A água em excesso nos poros do solo compromete a circulação de ar, e o desenvolvimento das plantas fica prejudicado. Quando está seco e compacto, sua porosidade diminui ainda mais, tornando-o duro e ainda menos arejado.


Solos Siltosos
 São aqueles que tem grande parte de suas partículas classificadas na fração silte, de tamanho entre 0,05 e 0,002mm, geralmente são muito erosíveis. O silte não se agrega como as argilas e ao mesmo tempo suas partículas são muito pequenas e leves.
 Possuem uma grande quantidade de silte, sendo por isso muito erodíveis. A silte não se mistura como a argila, as suas partículas são muito pequenas e leves.


Fig.6: Exemplo de um solo siltoso


A terra preta, também chamada de terra vegetal, é rica em húmus. Esse solo, chamado solo humífero, contém cerca de 10% de húmus e é bastante fértil. O húmus ajuda a reter água no solo, torna-se poroso e com boa aeração e, através do processo de decomposição dos organismos, produz os sais minerais necessários às plantas.

Os solos mais adequados para a agricultura possuem uma certa proporção de areia, argila e sais minerais utilizados pelas plantas, além do húmus. Essa composição facilita a penetração da água e do oxigênio utilizado pelos microorganismos. São solos que retêm água sem ficar muito encharcados e que não são muito ácidos.







Terra roxa é um tipo de solo bastante fértil, caracterizado por ser o resultado de milhões de anos de decomposição de rochas de arenito-basáltico originadas do maior derrame vulcânico que este planeta já presenciou, causado pela separação da Gondwana - América da Sul e África - datada do período Mezozóico. É caracterizado pela sua aparência vermelho-roxeada inconfundível, devida a presença de minerais, especialmente Ferro.

No Brasil, esse tipo de solo aparece nas porções ocidentais dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e sudeste do Mato Grosso do Sul, destacando-se sobretudo nestes três últimos estados por sua qualidade.

Historicamente falando, esse solo teve muito importância, já que, no Brasil, durante o fim do século XIX e o início do século XX, foram plantadas nestes domínios, várias grandes lavouras de café, fazendo com que surgisse várias ferrovias e propiciasse o crescimento de cidades, como São Paulo, Itu, Ribeirão Preto e Campinas. Atualmente, além do café, são plantadas outras culturas.

O nome terra roxa é dado a esse tipo de solo, devido aos imigrantes italianos que trabalhavam nas fazendas de café, referindo-se ao solo com a denominação Terra rossa, já que rosso em italiano significa vermelho. E, devido a similaridade entre essa palavra, e a palavra "roxa", o nome "Terra roxa" acabou se consolidando.


O solo de terra roxa também existe na Argentina, aonde é conhecida como "tierra colorada", bastante presente nas províncias de Misiones e Corrientes.





Solo Cársicos
O solo calcário é um tipo de solo que contém muito cálcio ou cal um material muito usado na costrução de casas. São solos calcários os que apresentarem mais de 30% de calcário.



Quadro para fazer a classificação dos grãos que compõem o solo:
Tipo de solo:ArgilaSilteAreia finaAreia médiaAreia GrossaPedregulho
Diâm. Grãos (mm):Até 0,0050,005 a 0,050,05 a 0,150,15 a 0,840,84 a 4,84,8 a 16
Com se pode deduzir da tabela acima, uma argila é formada por grãos extremamente pequenos, invisíveis a olho nu. As areias, por sua vez, têm grãos facilmente visíveis, separáveis e individualizáveis, o mesmo acontecendo com o pedregulho. Estas características mudam o comportamento do solo.



Vídeo sobre o solo:


Se quiser baixar a apostila que fiz sobre os tipos de solo, basta clicar AQUI.
(link atualizado em 13/06/12)

17 comentários:

Anônimo disse...

nossa!!! me ajudou muito!! o melhor site que eu procurei n google sobre informações das características do solo!! estão de parabéns!!!

locutor11 disse...

nossa!!!adorei essa aula!!!vou entrar nesse colegio.

Anônimo disse...

Bom trabalho parabéns

Anônimo disse...

Nossa!vou tirar 10

Anônimo disse...

me ajudou bastante tenho um teste e tenho certeza que vou me dar bem!!!!!
obj

Anônimo disse...

parabèns!!!!me ajudou bastante bjoss

JG disse...

me ajudou

Anônimo disse...

parabèns vou me dar bem

Anônimo disse...

ohh bestera,esse sait e uma porcaria de lixo,e ainda a pessoa que escreve nesse sait e burro molengo,eu nao entendi nem um pouco dessa letra viu fuuu

Anônimo disse...

o gente,,esse sait esta enganando todo mundo,ele e perigosoooooooo,saiao desse saittt pffffff. o dono desse sait e um vira lata de cinco pernas e tem o suvaco cabeludo cheio de microbios

Anônimo disse...

fique sempre atualizado cadastre se e receba

Unknown disse...

Amigo(a) você escreveu "suvaco cabeludo cheio de micróbios" ???????????????????????

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Não vou nem excluir esse comentário, vou deixar para a galera rir um pouco.

Obrigado pela dose de humor que você proporcionou ao site!

Quem faz o curso Técnico de Edificações sabe que as informações são úteis. Até por que sempre é solicitado um trabalho sobre os tipos de solo.

Abraço! Muito bom mesmo! kkkkkk

Adm.

Anônimo disse...

esse site me ajudou muito ooooooooooooobbbbbbbbbiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiigado
bbbbbbbbbbr

Anônimo disse...

Muito bom !!!!

Unknown disse...

Olá amigos. parabéns pele site, que tem muita informação ótima

Unknown disse...

Ótimo resumo!
Obrigada

Unknown disse...

Muito legal. Realmente o mais completo do google. Infelizmente o link para baixar a apostila não está funcionando.
Vou acompanhar o canal. Muito bom mesmo. Parabéns.

Postar um comentário

Comentem!