sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Dimensionamento de Escadas, rampas e patamares



CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO


PUC - RIO








Mais uma ótima apostila para você aprender o essencial no que diz respeito a escadas, rampas e patamares.


Bons estudos e projetos!





Fonte no fim da matéria
(Saídas de Emergência em Edificações) e a NBR 
9050/2004 (Norma de Acessibilidade):

Circulações Verticais
São meios não mecânicos e mecânicos que permitem a ligação entre planos de níveis diferentes.
meios não mecânicos – escadas e rampas.
meios mecânicos - elevadores, escadas rolantes, esteiras rolantes, planos inclinados etc.
Meios não mecânicos 

1. Escadas 

As escadas são constituídas por:
Degraus – pisos + espelhos
Pisos – pequenos planos horizontais que constituem a escada.
Espelhos – planos verticais que unem os pisos.
Patamares – pisos de maior largura que sucedem os pisos normais da escada, geralmente ao meio do desnível do pé direito, com o objetivo de facilitar a subida e o repouso temporário do usuário da escada.
Lances – sucessão de degraus entre planos a vencer, entre um plano e um patamar, entre um patamar e um plano e entre dois patamares.
Guarda-corpo e corrimão – proteção em alvenaria, balaústre, grades, cabos de aço etc na extremidade lateral dos degraus para a proteção das pessoas que utilizam a escada.
image
image
image
image

Dimensionamento de escadas segundo a NBR 9077 (Saídas de Emergência em Edificações) e a NBR 9050/2004 (Norma de Acessibilidade):
As dimensões dos pisos e espelhos devem ser constantes em toda a escada, atendendo às condições definidas a seguir, excetuando-se as escadas fixas com lances curvos ou mistos (retos + curvos). Dessa forma, devem ser seguidos os seguintes parâmetros: 

a. pisos (p) : 0,28m<p<0,32m
b. espelhos (e): 0,16m<e<0,18m
c. 0,63m<p+2e<0,65m (Blondell)
d. A largura mínima admissível para as escadas fixas é de 1,20m.
e. O primeiro e o último degraus de um lance de escada devem distar pelo menos 0,30m da área da circulação adjacente.

f. As escadas fixas devem ter, no mínimo, um patamar a cada 1,20m de desnível e também sempre que houver mudança de direção.
g. Em relação aos corrimãos e guarda-corpos – é obrigatória a instalação de corrimãos e guarda-corpos nos dois lados das rampas e escadas fixas. Eles devem ser construídos em materiais rígidos, firmemente fixados à parede ou às barras de suporte, oferecendo condições seguras de utilização.
Além disso, os corrimãos devem permitir boa empunhadura e deslizamento da mão, sendo
preferencialmente de seção circular entre 3,5cm e 4,5cm de diâmetro. Deve ser, ainda, deixado espaço livre de 4cm, no mínimo, entre a parede e o corrimão.
Para dar segurança às crianças e pessoas com problemas de visão e mobilidade, o corrimão deve prolongar-se pelo menos 0,30m antes do início e após o término da rampa e da escada, sem interferir com as áreas de circulação.
A altura de corrimãos recomendada pela NBR 9050/2004 é de 0,92m em relação ao piso para adultos, sendo orientada uma segunda altura de 0,70m em relação ao piso para atender também às crianças.
Tanto em escadas como em rampas, é importante que os corrimãos sejam contínuos, sem interrupção nos patamares. Dessa forma, é importante que eles sigam o projeto da circulação vertical.
Como calcular um escada segundo Blondell
A Fórmula de Blondell estabelece de forma empírica o cálculo da largura do piso em função do espelho e vice-versa.
Definido H (pé direito + espessura da laje de acesso), dividir o resultado pela altura escolhida para o espelho e ou h (entre 16 cm e 18cm). O resultado será n (nº de degraus).
Uma escada de n degraus possui n-1 pisos; logo a distância d será igual ao produto da largura do piso encontrado pelo nº de degraus menos 1: d = (n-1) x p
0,63m < p+2e < 0,65m . Ex.: e = 0,17m; 2 x 0,17m + p= 0,64m; p= 0,64 – (2 x 0,17m)= 0,30m
Obs:Tradicionalmente, os parâmetros da fórmula são 0,63 e 0,64m. A partir da Norma de
Acessibilidade (NBR90-50/2004), passa-se a trabalhar com o intervalo entre 0,63 e 0,65m.
Recomendações nos projetos de escadas 
A altura dos degraus depende da finalidade da escada. Não se pode dimensionar uma escada de hospital da mesma forma que uma escada residencial, assim como uma escada interna e uma escada externa. A escada faz parte do projeto arquitetônico e do projeto urbano não apenas como um meio de circulação vertical para vencimento de desníveis. Ela permite o acesso a espaços de forma lenta ou rápida, objetiva ou não, marcando os ambientes em que se encontram, muitas vezes de forma extremamente positiva.
O ritmo da escada depende da intenção do projeto, e se dá a partir da relação de proporção entre a altura e a largura dos degraus, que deve ser fixada de modo que o pé assente facilmente no piso.
Dessa forma, segundo a NBR 9077, os pisos devem ter no mínimo 28cm e no máximo 32cm.
Empregando-se a fórmula de Blondell, encontramos nessa relação de proporcionalidade:
Ex.: h=16cm (2x16) + p = 64cm; p= 64 – 32 = 32cm
Em uma escada, degraus sempre com a mesma altura e a mesma largura oferecem maior segurança e conforto. As dimensões que garantem o conforto nas escadas são: largura livre mínima de 1,20m, inclusive nos patamares; altura do espelho do degrau (E) entre 16cm e 18cm; largura do piso do degrau (P) entre 28cm e 32cm; mudança de direção, no máximo, a cada 3,20m de altura.
A dimensão do espelho de degraus isolados deve ter altura entre 0,15 m e 0,18m. 
que elas possam ser, de fato, utilizadas pela maior gama possível de pessoas, é preciso seguir a norma de acessibilidade (NBR 9050/2004), de forma a dimensionar esse meio corretamente, atendendo com segurança todos os usuários. 
2. Rampas 


As rampas, diferentemente das escadas, podem se constituir meios de circulação verticais acessíveis a todos, sem exceção. Por elas podem circular pedestres, idosos, cardíacos, pessoas portadoras de deficiências motoras, usuários de cadeiras de rodas, mães com carrinhos de bebês, ciclistas, skatistas etc. Entretanto, para


Segundo a NBR 9050/2004: 
A largura mínima admissível para uma rampa é de 1,20m, sendo recomendada a largura de 1,50m. O fluxo de usuários é fator determinante para o dimensionamento dessa largura. 

Dessa forma, não se pode utilizara mesma largura para uma rampa de uma edificação residencial e para uma estação de transportes de massa ou um shopping center.
Na construção de uma rampa, quanto maior for a altura do desnível a ser vencido, maior terá que ser o seu comprimento. É um engano comum pensar que o uso da área da escada para fazer um plano inclinado sobre ela seria a solução para o acesso. O espaço utilizado por uma escada nunca será suficiente para fazer uma rampa em seu lugar. Ficaria muito íngreme, deslizante, e não permitiria sua utilização de forma
segura. 

Tabela para o dimensionamento de rampas da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT NBR
9050/2004
A inclinação das rampas deve ser calculada segundo a seguinte equação:
c = h x 100 e i = h x 100
i c
i é a inclinação, em porcentagem;
h é a altura do desnível;
c é o comprimento da projeção horizontal.
Tabela — Dimensionamento de rampas

image

Em reformas, quando esgotadas as possibilidades de soluções que atendam integralmente à tabela, podem ser utilizadas inclinações superiores a 8,33% (1:12), mas até no máximo 12,5% (1:8). 

A largura das rampas (L) deve ser estabelecida de acordo com o fluxo de pessoas. A largura livre mínima recomendável para as rampas em rotas acessíveis é de 1,50 m, sendo o mínimo admissível 1,20 m. Em edificações existentes, quando a construção de rampas nas larguras indicadas ou a adaptação da largura das rampas for impraticável, podem ser executadas rampas com largura mínima de 0,90 m com segmentos de no
máximo 4,00 m, medidos na sua projeção horizontal.
image


Rampas em curva 

Para rampas em curva, a inclinação máxima admissível é de 8,33% (1:12) e o raio mínimo de 3,00 m, medido no perímetro interno à curva, conforme figura abaixo.

image


Patamares das rampas 

No início e no término da rampa devem ser previstos patamares com dimensão longitudinal mínima recomendável de 1,50 m, sendo o mínimo admissível 1,20 m, além da área de circulação adjacente. Os patamares situados em mudanças de direção devem ter dimensões iguais à largura da rampa.

image
Fonte: PUC

1 comentários:

Victor Costa disse...

Não deve ter um patamar a cada 1,20 de desnível e sim 3,20 (NBR 9050/2004) e 3,70(NBR 9077/2001)

Postar um comentário

Comentem!