Os projetos de engenharia, arquitetura ou de outras ciências devem conter em um documento todo o detalhamento do projeto realizado.
Esse documento é chamado de memorial descritivo do projeto e, dentre inúmeros outros tópicos, pode conter:
- conceituação do projeto
- normas adotadas para a realização dos cálculos
- premissas básicas adotadas durante o projeto
- objetivos do projeto
- detalhamento de materiais empregados na obra ou no produto
- demais detalhes que pode ser importantes para o entendimento completo do projeto
É válido lembrar que o memorial não é, e nem planeja ser, o projeto em si. O memorial tem o objetivo de contar pormenorizadamente todo o projeto de desenvolvimento do projeto.
Um projeto contém várias fases de desenvolvimento. Podemos reconhecer três fases aceitas por diversos modelos de referência. A seguir, breve resumo dessas fases.
Onde se encaixa o memorial descritivo do projeto?
A PRIMEIRA é o pré-desenvolvimento, que engloba todo o planejamento estratégico da empresa e o planejamento do projeto em si.
A SEGUNDA FASE é o desenvolvimento do projeto. Aqui, temos a definição do conceito do produto e também o projeto detalhado. Após o projeto, há a necessidade de realizar toda a preparação para a manufatura, a produção do produto e seu lançamento.
A TERCEIRA e última fase diz respeito ao encerramento do ciclo de vida do produto. Há a necessidade de acompanhar todo o processo de venda e pós-venda e ainda cuidar da retirada do produto do mercado.
Os memoriais descritivos devem ser realizados entre o término do projeto e o início da produção, da construção ou da manufatura do produto. A função do memorial será então auxiliar toda a compreensão do projeto para todos os interessados no produto.
Os interessados são a empresa que fabrica o produto, os clientes e todas pessoas envolvidas durante todo o processo de desenvolvimento. E como empresa, podemos incluir os engenheiros responsáveis pelo projeto, a diretoria, o marketing, os acionistas, enfim, todos que de alguma forma estão ligados com o projeto. O memorial descritivo também tem o poder de alinhar todo o conhecimento e informação entre os envolvidos no projeto.
Agora que já sabemos onde o memorial descritivo se encaixa, podemos detalhar um pouco mais o conteúdo de cada memorial e sugerir modelos para cada diferente área.
Como exemplo, um memorial descritivo de uma obra de construção civil deverá conter: localização da obra, proprietário, detalhe de cada etapa da construção, como fundação, estrutura, alvenaria, acabamento, etc.
Confira um exemplo de Memorial Descritivo no link: http://www.rcorrea.com.br/em_obras/castroalves/memorial_descritivo_castro.pdf
Fonte: memorialdescritivo
2 comentários:
boa merda
entendi crl nenhum a professora explicou de um jeito totalmente diferente
Postar um comentário
Comentem!