segunda-feira, 21 de maio de 2012

Como calcular a quantidade de terra para Aterros

Saiba como calcular a quantidade correta de terra a ser usada em um aterro.

A área onde será realizado o aterro
Primeiramente, deve-se saber a área que será aterrada. Para calcular a área, multiplique a largura pelo comprimento do local onde será executado o aterro.




Exemplo:
Em um terreno de 5m de largura por 25m de comprimento, deve-se fazer 5x25 = 125m²


Se a área for "irregular", ou seja, com dimensões diferentes de frente, fundo e laterais, utilize uma média para obter a área aproximada.
Exemplo:
Em um terreno com 5m de frente e 7m de fundo, lado direito com 20m de comprimento e lado esquerdo com 27m de comprimento, deve-se fazer:
- Média da largura: 5m + 7m = 12m / 2 = 6m de largura média.
- Média de comprimento: 20m + 24m = 44m / 2 = 22m de comprimento médio.
Cálculo de área: 6m x 22m = 132m² aproximadamente.

A altura média do aterro
Se a área onde será executado o aterro é plana e nivelada e o mesmo também será plano e nivelado, conclui-se que a altura de aterro é fixa.
Caso a área onde será executado o aterro seja irregular e o aterro seja plano e nivelado, ou ainda, o contrário das condições citadas, deve-se calcular a altura média de aterro.

Exemplo:
Em um terreno em declive, onde na frente deve-se aterrar 1m e nos fundos deve-se aterrar 4m, a média seria a soma dos valores dividia pela metade, ou seja: 1m + 4m = 5m / 2 = 2,5m de altura média de aterro.


Empolamento, compactação e diminuição de volume
A terra em estado natural, após muitos anos de repouso, está em estado "compacto". Ao ser escavada, seu volume aumenta devido ao acréscimo de ar entre os grãos que a compõe, tornado-a "fofa e solta". À isto dá-se o nome de "Empolamento".

Quando realiza-se um aterro para criação de jardim ou plantio, a terra é apenas depositada e espalhada no local. Neste caso, com a ação natural da água e outros fatores naturais, imagina-se que seu volume diminuirá entre 10~15% a curto e médio prazo.

No entanto, quando o aterro é realizado para construção civil, deve-se realizar um trabalho de compactação de solo, onde o volume diminui de 30 a 50% de acordo com o tipo de terra utilizado, logo após a compactação realizada juntamente com o aterro.

Considerando-se o uso e a necessidade ou não de compactação, deve-se levar em consideração a diminuição do volume na hora de solicitar o fornecimento de terra para um aterro e sempre adquirir um volume excedente de terra.

Calculando a quantidade de terra para um aterro (volume).
Com base nos itens citados anteriormente, deve-se fazer o seguinte cálculo: Área x Altura + Excedente Previsto.

Exemplo:
Área de 200m² com altura média de aterro de 2m para construção de edificação.
Logo, 200m² x 2m = 400m³ + 40% (excedente previsto devido à necessidade de compactação do solo) = 560m³.


Seguem dois link de uma apostila sobre Terraplanagem para vocês: Clique Aqui e Aqui

Fonte: http://www.guiadaobra.net/forum

0 comentários:

Postar um comentário

Comentem!