quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Esquadrias - Definição e Instalação

ESQUADRIAS: é o nome genérico usado para denominar portas, janelas, portões, marcos, caixilhos, venezianas, persianas, gradis, etc. Na construção de uma casa os batentes das portas e das janelas de madeira são fixados diretamente nos tarugos chumbados nas paredes. Esses batentes devem ser nivelados e esquadrejados, ou seja, devem esta, alinhados com as às portas ou janelas que eles vão prender e nivelados em relação ao piso ou parede.

Deixe espaço para o acabamento do piso, quando marcar as soleiras das portas e a altura dos peitoris das janelas. 


ESQUADRIAS TAMBÉM PODEM SER: Janelas e portas — comumente chamadas de esquadrias podem ser fabricadas em diversos materiais. Madeira: pintada ou natural; Metálicas: Ferro, Bronze, Alumínio pintado, Aço inoxidável: chapa dobrada ou de perfilados, Plásticas: pvc; Vidro: auto-portantes; Concreto: partes da esquadria; Compostas: alumínio-pvc, madeira-pvc, madeira-alumínio, etc.


ESQUADRIAS DE METAL: Além das esquadrias de madeira, existem as de ferro (que já vêm defábrica com chumbadores, grapas ou rabo-de-andorinha) e as de alumínio.


TÉCNICAS DAS CONSTRUÇÕES: ESQUADRIAS-INSTALAÇÃO-PORTAS E JANELAS
Para se efetuar o chumbamento tanto de esquadrias quanto contramarcos, seguem-se basicamente os mesmos procedimentos, como poucas particularidades que serão observadas oportunamente.
Determinar pontos de níveis a fim de alinhar as peças na mesma linha da fachada; Determinar taliscas internas a fim de permitir que as esquadrias fiquem paralelas com os acabamentos; Respeitar níveis, taliscas e prumos a fim de evitar mal funcionamento dos caixilhos, além de alinhamentos esteticamente imperfeitos; Tanto as esquadrias quanto os contramarcos devem ser calçados antes do chumbamento. Estes calços garantirão o perfeito posicionamento das peças antes do chumbamento definitivo.


ISNTALAÇÃO DE JANELAS-DETALHE PEITORIL: Como em geral nas cabeceiras e peitorís (ou soleiras) não existem tacos, estas peças obrigatoriamente devem ser fixadas com buchas plásticas (8 mm) e parafusos 6,1 x 90 ou 6,1 x 100 conforme a necessidade. Cada ponto de fixação deve ter um, dois ou três parafusos, conforme a medida da largura do marco, e a distância entre os locais de fixação não deve exceder 90 cm.

PROCEDIMENTOS GERAIS PARA INSTALÇÃO DE POTASE JANELAS: (pelo processo tradicional, com tacos): Os procedimentos para instalação de portas internas em geral são os mesmos das esquadrias externas. O batente nunca deve estar em contato direto com a alvenaria. Devem ser usados calços de madeira para proporcionar uma fixação segura e estável.

0 comentários:

Postar um comentário

Comentem!