quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Concreto

CONCRETO: Pedra artificial, constituída da mistura de pedras de um ou dois tamanhos, areia, cimento e água. Tem boa resistência a compressão e fraca resistência a tração. Tem a vantagem de ser moldável na forma que se queira, usando-se para isso as fôrmas.

USA-SE PARA PRODUZIR CONCRETO A MISTURA DE :

Pedras de dois tamanhos (brita 01 e 02)
Areia, que ocupará os espaços entre as pedras;
Cimento, que é um material pulverizado, que depois de molhado, começa a ganhar resistência, agindo como cola.
Água, que hidratará o cimento transformando-o em uma cola plástica.

Fck de um concreto: É o coeficiente de resistência a compressão do concreto, normalmente o concreto costuma ter as seguintes resistências a compressão.
100gkf/cm² ou 10 mpa
150kgf/cm² ou 15 mpa, mínima resistência aceitável para um concreto estrutural, é somente usado em fundações.
200kgf/cm² ou 20 MPA, resistência mínima estrutural do concreto a partir da nova norma NBR 6118 de 2003.
Concretos especiais: 500kgf/cm²
K.G.F./cm²: kilograma força por centímetro quadrado.
A melhor prova de que o concreto é uma pedra artificial, de fraca resistência se comparada a uma pedra natural, que tem a resistência girando em torno de 800 a mais de 2000kgf/cm².

Fatores que influenciam no FCK do concreto: Teor de cimento por (m³), metro cubico de concreto, Relação água cimento da mistura e condições de manuseio do material.

Traço ou dosagem do concreto: Cada resistência do concreto varia de acordo com o traço, ou seus componentes, para se alcançar a resistência desejada há que se descobrir a mistura correta, uma dosagem muito mais usada é a relação volumétrica:
1: 2: 3= um volume de cimento, dois de areia e três de pedra.

Processo de mistura do concreto: Processo manual em pequenas obras, concreto misturado em betoneiras da obra e concreto comprado em centrais de concreto (usinado).

CONCRETO ARMADO: O material concreto, como pedra artificial, tem boa resistência a compressão e fraca resistência a tração, em face disso no final do século XIX na europa, generalizou-se a colocação ou imersão de barras de aço (que tem alta resistência a tração), onde foram construídos vasos e até um barco, daí foi um pulo para a construção de edifícios, nascia então o concreto armado. Os locais onde se colocavam estas barras de aço eram: em lajes / vigas / pilares / fundações (sapatas, cintas, muro de arrimo, pontes e cortina atirantada).

Tipos de barras de aço ,mais usadas na construção civil:

5.0mm= 3/16” / 6.3mm= 1/4' / 8.0mm= 5/16” / 10.0mm= 3/8” / 12.5mm= 1/2" / 16.0mm= 5/8” / 20.0mm= 3/4" / 22.2mm= 7/8” / 25.0mm= 1”

TERMOS TÉCNICOS DO CONCRETO ARMADO:

Abatimento do concreto: Slump test, é uma avaliação grosseira, mais prática, de como que o concreto irá preencher os espaços nas formas e também uma estimativa do teor de água de uma mistura de concreto.

Adensamento do concreto nas formas: Expulsão do ar do concreto por meio de batidas ou vibrações, com isso aumentando a densidade do concreto e também a sua resistência pela eliminação de vazios.

Cura do concreto: Processo de impedir que a água que constitui o concreto ainda fresco evapore-se, para se ter a cura, um dos processos é molhar o concreto abundantemente a sua superfície, impedindo a evaporação da água.

Pega do concreto: Ação aglomerante do concreto hidratado.

Grounting: Concreto de alta resistência e plasticidade, feito de cimento e areia, de alta fluidez.

Fissuras:,Pequenas trincas no limite aceitável (até 3mm)

Concreto plástico: É um concreto fácil de ocupar os espaços nas formas

Água de amassamento: É o mesmo que água de mistura do concreto, têm duas funções: hidratar o concreto e iniciando as ações de cola e plasticidade do mesmo.

0 comentários:

Postar um comentário

Comentem!