sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Hidráulica - Adução

Adução

1 Introdução

Adutoras são canalizações dos sistemas de abastecimento e destinam-se a conduzir água entre unidades que precedem a rede distribuidora. Não possuem derivações para alimentar distribuidores de rua ou ramais prediais. Há, entretanto casos em que da adutora principal partem ramificações (subadutoras) para levar água a outros pontos fixos do sistema.
As adutoras interligam tomadas, estações de tratamento e reservatórios, geralmente na seqüência indicada.
São canalizações de importância vital para o abastecimento de cidades, mormente quando constituídas de uma só linha, como acontece na maioria dos casos. Qualquer interrupção que venham a sofrer afetará o abastecimento à população, com conseqüências significativas.
Aos engenheiros e responsáveis pelos serviços de água, como aos mestres e operários, os acidentes em adutoras causam os maiores aborrecimentos porque exigem um trabalho fora do comum para restabelecer em prazo curto a normalização do suprimento. Aos administradores públicos, as bruscas paralisações de fornecimento provocam acentuados impactos negativos e até implicações de caráter político.

Classificação das adutoras

Quanto à natureza da água transportada:

- Adutoras de água bruta;
- Adutoras de água tratada.

Quanto à energia para a movimentação da água:


a) Adutoras por gravidade
b) Adutoras por recalque

Hidráulica das canalizações

Dimensionamento hidráulico das adutoras por gravidade


E MUITO MAIS! FAÇA O DOWNLOAD DA APOSTILA DE GRAÇA E BOM ESTUDO!

DOWNLOAD DA APOSTILA AQUI

0 comentários:

Postar um comentário

Comentem!