quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Pintura e Composição da tinta

16-PINTURA: Tinta é o nome normalmente dado a uma família de produtos, usados para proteger e dar cor a objetos ou superfícies, cobrindo-os com uma cobertura pigmentada. É comum a aplicação da tinta, praticamente, em qualquer tipo de objetos. Usa-se para produzir arte; na indústria: produção de automóveis, equipamentos, tubulações, produtos eletro eletrônicos; como proteção anti-ferrugem; na construção civil: em paredes interiores, em superfícies exteriores. Tinta é uma mistura devidamente estabilizada de pigmentos e cargas em uma resina, formando uma película sólida, fosca ou brilhante, com a finalidade de proteger e embelezar. A tinta é uma preparação, geralmente na forma líquida, cuja finalidade é a de revestir uma dada superfície. Quando essa tinta não contém pigmentos, ela é chamada de verniz . Por ter pigmentos a tinta cobre o substrato, enquanto o verniz deixa transparente.


17-COMPOSIÇÃO DA TINTA:
A- RESINA: Resina é a parte não volátil da tinta, que serve para aglomerar as partículas de pigmentos e é responsável pela transformação do produto, do estado líquido para o sólido, convertendo-o em película. As resinas são responsáveis pelas propriedades físico-químicas da tinta, determinando, inclusive, o uso do produto em sua secagem. A resina é a parte da tinta que solidifica para formar a película de tinta seca.
B- PIGMENTOS: Material sólido finamente dividido e insolúvel. São utilizados para dar cor, opacidade e certas características de resistência e outros efeitos. São divididos em pigmentos ativos, que conferem cor e opacidade, e inertes (cargas), que conferem certas propriedades, tais como diminuição de brilho e maior consistência.
C- ADITIVOS: Ingredientes que proporcionam características especiais às tintas. São utilizados para auxiliar nas diversas fases de fabricação e conferir características necessárias à aplicação. Os aditivos são para auxiliar na secagem da tinta.
D- SOLVENTES: Líquido volátil, geralmente de baixo ponto de ebulição, utilizado na diluição de tintas e correlatos.  São classificados em solventes ativos ou verdadeiros, latentes e inativos. O diluente, auxilia no ajuste da viscosidade bem como veículo dos demais componentes, podendo, se dosados adequadamente, facilitar a aplicação das tintas.
DIFERENÇA ENTRE TINTA ACRÍLICA E TINTA PVA:
 
Tinta PVA : Tem como veículo o Poli (acetato de vinílica.), fácil aplicação, secagem rápida, aspecto fosco, baixa lavabilidade, película mais porosa que as tintas óleo e Vida útil até a primeira segunda de mão em ambientes externos de 3 anos. PVA = Poli (Acetato de Vinila)
 
Tinta Acrílica: A base de água, fácil aplicação, secagem rápida, vantagens em relação ao PVA, resistência de aderência, durabilidade, resistência à água, Película brilhosa, mais porosas que as tintas a óleo,  menos porosas que as tintas. Acrílica: Resina acrílica é um composto orgânico proveniente de matérias primas obtidas da destilação do petróleo, e derivada do ácido acrílico.

0 comentários:

Postar um comentário

Comentem!