quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Saiba como remover manchas de umidade!


A mancha escura na parede ou no teto é uma mistura de vários tipos de microorganismos onde uns servem de alimento para os outros.

Na tentativa de acabar com as manchas, você pensa em aplicar um fungicida. Pode também pensar em aplicar um acaricida ou um algicida ou então um anti-mofo.

Tentar erradicar a mancha somente com produtos químicos é , de certo modo, perda de tempo.

Antes de aplicar qualquer um desses produtos você deve consultar um especialista, um Patologista de Edificações. Só ele poderá dizer se, no seu caso, a eliminação de um dos componentes vai ou não vai fortalecer os outros.

Não existe uma mancha igual às outras. Até os parasitas que vivem no teu corpo irão fazer parte da festa. Não sei se você sabe, cada pessoa tem seu cheiro característico e esse cheiro não é do corpo mas dos parasitas que vivem no seu corpo.

A melhor solução é remover o mal pela raiz.

Se a mancha atingiu somente a camada da pintura, basta remover a pintura com uma espátula e lixa.

Se a mancha atigiu o revestimento da parede, basta remover todo o revestimento.

Se a manha atingiu os tijolos da alvenaria da parede, então será necessário demolir a parede.

ATENÇÃO! Antes de qualquer ação profilática, você deve eliminar a fonte da umidade. Verifique se é um vazamento, uma infiltração, uma condensação ou outra causa qualquer.

Lembre-se que há casos de quartos construídos em ambiente muito úmidos (próximo de lagoas e rios ou em fundos de vale) e mesmo não tendo nenhuma fonte de umidade como vazamentos e infiltrações, a umidade existente no ar poderá condensar nas paredes.

Como resolver se o problema já está instalado e a parede toda manchada?

Não existe solução padrão que atenda a todos os casos. Em cada caso existem particularidades como cano de água que sobe pela região, jardineira no lado de fora e mais um sem numeros de detalhes que dificultam a solução do problema.

Existem, no comércio, diversos produtos (tipo argamassa pronta) próprias para fazer o Revestimento Impermeabilizante. Algumas dessas argamassas são misturas de areia e cimento e outras são misturas de areia, cimento e cola branca.

Os que funcionam melhor são aquelas argamassas que têm na composição a cola branca. Os fabricantes chamam de polímeros.

Antes de aplicar o revestimento impermeabilizante, deve-se tomar o cuidado de eliminar todo material afetado. A umidade deteriora a argamassa simples de areia e cal, "lavando" o carbonato. Você vai encontrar um revestimento com a areia que solta com facilidade com uma simples passada de mão.

Ao mesmo tempo, microorganismos presentes no ambiente instalam-se formando aquela mancha escura. Conforme já explicado, essa mancha é uma composição onde encontramos fungos, algas e outros microorganismos. Se a mancha é antiga, as colonias de microorganismos já conseguiram atingir as camadas mais profundas da parede, inclusive os tijolos.

Você deve remover todas as partes afetadas não deixando nem um pedacinho afetado.

Para garantir que não há mais microorganismos, você deve aplicar em toda área uma solução venenosa preparada conforme a receita:

RECEITA PARA PROFILAXIA DE PATOGENIAS EM EDIFICAÇÕES CAUSADAS POR MICROORGANISMO

Este é um caso clássiso de patologia (doença) das edificações.

A profilaxia (erradicação da infestação) não é tarefa fácil pois na infestação, encontramos uma simbiose (mistura harmônica) entre bactérias, bolor, mofo, fungos e algas.

A simples aplicação de um bactericida, por exemplo, vai certamente eliminar as bactérias mas poderá aumentar a força dos demais componentes. Nessa simbiose, um tenta aniquilar o outro e o bactericida enfraquecendo as ações das bactérias poderá fortalecer os demais. Como vimos anteriormente, o mofo é um fungo especial que vive em função dos excrementos dos ácaros. Quando a gente aplica um acaricida matamos o ácaro. Acontece que o ácaro morto é uma gulosima muito mais apetitosa para o mofo de modo que é muito comum ao aplicar um acaricida constatarmos que o mofo aumentou. O efeito do acaricida dura poucos dias e não mata os ovos de ácaros. Alguns dias depois os ovos eclodem formando novas colônias.

Além dos bactericidas podemos aplicar o fungicida, o algicida, o anti-mofo etc. que não representam garantia de erradicação total das patogenias podendo até piorar a aparência das manchas. Então, o que fazer?

Chame um Patologista de Edificações. Só ele poderá indicar a solução correta.

Entretanto é mais "barato" cortar o mal pela raiz. Isto é, se a infestação é recente, provavelmente ela só se instalou nas camadas superficiais da pintura e do revestimento. Então basta raspar a pintura e parte do revestimento.

Se a infestação é antiga (muitos anos) então ela já se alastrou no seio da argamassa de revestimento. Então o revestimento deve ser removido e refeito.

Se é muito antiga então já se alastrou pela alvenaria. Então a alvenaria deve ser demolida.

Em qualquer desses processos, para garantir a eliminação dos patógenos, pode se utilizar a seguinte receita de profilaxia, que resolve a maioria dos casos de manchas.

Profilaxia (fórmula genérica, resolve a maioria dos casos):

1 - Eliminar a fonte que ocasiona a umidade (cano furado, infiltrações, falhas na impermeabilização, etc.);

2 - Aplicar energicamente a escova de aço eliminando não só os microorganismos mas também parte do revestimento;

3 - Examinar o aspecto do revestimento. Se ele estiver afetado pela umidade prolongada, então o revestimento deve ser removido;

4 - Lavar abundantemente com água limpa aplicando-a com mangueira na forma de jatos;

5 - Deixar secar por pelo menos 48 horas. Manter o local bem ventilado, se for o caso, abrir janelas de portas e instalar ventiladores jogando o vento diretamente sobre a superfície lavada;

6 - Preparar a seguinte Solução:

160 gramas de Fosfato Trissódico;
60 gramas de detergente neutro;
180 ml de Hipoclorito de Sódio;
5 litros de água potável (não usar água mineral nem água torneiral pois contém flúor).
NOTA: Tomar os cuidados habituais recomendado para a manipulação de produtos químicos, ou seja, usar luvas de borracha e máscaras, manter crianças e animais longe do local de aplicação.

7 - Aplicar (Primeira Aplicação) a Solução abundantemente com uma brocha. Deve-se ajudar a solução a penetrar para dentro do revestimento e da alvenaria;

8 - Deixar secar por pelo menos 48 horas. Usar ventiladores, etc.;

9 - Repetir a operação (Segunda Aplicação);

10 - Deixar secar por pelo menos 48 horas. Usar ventiladores, etc.;

O tratamento acima resolve a maior parte dos casos de manchas causadas por instalação de patógenos. Entretanto existem situações em que esse tratamento é insuficiente para combater, por completo, os microorganismos.

Sempre lembrar que as causas (umidade, vazamento, infiltração, pouca ventilação, pouca luz, etc.) precisam ser eliminadas. Em alguns casos, a simples eliminação das causas ou da melhoria das condições locais é suficiente para a erradicação dos patógenos.

Feita a Profilaxia das patogenias, então você deve recompor o revestimento da parede.

Vamos imaginar que você precisou remover a pintura, o revestimento e o emboço chegando até a alvenaria que ficou exposta. Então:

1 - Selante: Sobre a alvenaria exposta e tratada com a solução acima, aplicar uma demão de selante. Dar preferência aos produtos prontos como os vedantes que são fornecidos em dois compontens, um componente contendo uma mistura de cimento, aditivos e agregados minerais e outro componente que é uma resina tipo polímero acrílico. Siga as recomendações do fabricante pois cada fabricante possui sua própria formulação que é patenteada e diferente dos concorrentes.

2 - Chapisco de Cimento. Para evitar problemas de dosagem e excesso de água, recomendamos empregar produtos prontos de Chapisco Colante que vem com a dosagem adequada dos componentes. Veja bem a data de validade estampada na embalagem. Produto velho não funciona.

3 - Revestimento Impermeabilizante. É a argamassa que vai garantir a estanqueidade da parede. Não se arrisque a preparar por conta própria essa argamassa. Aparentemente é muito simples bastando misturar areia com cimento e um aditivo hidrofugante. Mas a granulometria da areia, a idade do cimento e outros fatores infuenciam a eficiência da argamassa no bloqueio da umidade.

Então, dê preferência a produtos prontos. Atenção! Não é pintura nem impermeabilizante - Adquira a Argamassa para Revestimento Impermeabilizante. É um produto que já vem com cimento, areia, aditivos e polímeros em quantidades corretas. Aplique seguindo fielmente as recomendações do fabricante.

Ao nivelar, deixar uns 2 milímetros a menos para poder aplicar a massa fina.

4 - Aguardar um prazo adequado de uns 14 dias para que a argamassa possa curar completamente. Vistorie o local periodicamente para verificar se tudo curou por igual, uniformemente. Isso é garantia de que a impermeabilização foi bem feita. Se depois de 14 dias você notar uma mancha de umidade é porque o serviço não foi bem executado.

5 - Aplicar massa fina e depos pintura como numa parede comum.








Fonte:ebanataw

0 comentários:

Postar um comentário

Comentem!