quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Foco na Formação

"Desenvolvimento técnológico exige qualificação de técnicos cada vez mais ligados nas tendências do mercado. 






Há quem diga que o progresso tecnológico e a conseguente automatização das indústrias são os principais responsáveis pelo desemprego. Seguindo o discurso de que "as máquinas estão substituindo os homens", a crise seria inevitável. Mas para o professor Sérgio Fernandes, diretor geral do Centro Técnico Fluminense (CETEF), tal visão está completamente equivocada.
Com mais de 30 anos de atuação na formação profissional, Fernandes é categórico ao afimar que o desenvolvimento tecnológico não gera desemprego, mas exige uma mão de obra especializada. "Cada operário que é substituído por um processo automatizado dá origem à necessidade de novos profissionais para operação, programação, projeto, manutenção e fabricação desses novos modelos industriais", afirma.

CAÇA A ESTUDANTES

Estudos recentes da Confederação Nacional da Indústria (CNI) revelaram que o Brasil está carente de mão de obra qualificada. A estagnação do mercado afastou jovens de carreiras como a engenharia e, agora, há empresas indo buscar seus futuros profissionais quando estes ainda estão cursando a faculdade. Segundo Fernandes, muitos estudantes conseguiram absorver as mudanças do mercado nos últimos anos e estão buscando cursos técnicos para se especializar.

INTEGRAÇÃO À EMPRESA

"Todas as pessoas no mercado de trabalho devem procurar urgentemente uma forma de se qualificar. Não é leviano afirmar que a qualificação é a chave ou alavanca para a ascensão social. Por isso esses cursos tem sido tão procurados por jovens que desejam se especializar num determinado setor da economia", afirma Sérgio Fernandes.
Uma Pesquisa do ministério da Educação realizada em todo o país revelou que hoje 10% dos estudantes brasileiros que cursam o ensino médio optam pelo ensino técnico. Em outros países essa proporção é maior. Na argentina, é de 25%; e no Chile, 35%; na Espanha, 30% e na Alemanha chega a 50%. "Na comparação, o Brasil pode estar atrás, mas a procura pelos cursos Técnicos aumentou significativamente. Estamos acompanhando essa demanda de olho no mercado e, nos últimos dois anos, criamos vários cursos novos no Cetef, como Técnico em Automação Industrial, Técnico em Mecatrônica e Técnico em Edificações. Também ampliamos nossas instalações, com um campus exclusivo de laboratórios em São Paulo", explica Fernandes.

CARREIRAS DO FUTURO

O sistema Nacional de Informações de Educação Profissional e TEcnológica (Sistec) listou recentemente as sete carreiras do futuro e os dez cursos mais procurados no país.

Técnico em Biocombustíveis
Técnico em Radiologia
Técnico em Cozinha
Técnico em Edificações
Técnico em Multimídia
Técnico em Telecomunicações
Técnico em Agroecologia

DEZ CURSOS MAIS PROCURADOS

Técnico em Enfermagem (74.295 matrículas)
Técnico em Informática (41.107 matrículas)
Técnico em Segurança do Trabalho (35.897 matrículas)
Técnico em Administração (25.940 matrículas)
Técnico em Mecânica (19.975 matrículas)
Técnico em Eletrotécnica (17.848 matrículas)
Técnico em Comércio (17.263 matrículas)
Técnico em Agropecuária (16.096 matrículas)
Técnico em Eletrônica (15.385 matrículas)
Técnico em Radiologia (14.234 matrículas)  
 "




Fonte: Revista do CreaRJ 83 Julho/Agosto de 2010 ;Página 26 e 27

0 comentários:

Postar um comentário

Comentem!