quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Serviços Preliminares - TOPOGRAFIA


SERVIÇOS PRELIMINARES: TOPOGRAFIA

A topografia é o estudo da superfície do terreno, auxiliando arquitetos e engenheiros em seus projetos. Com sua ajuda podemos traçar o perfil do terreno com suas visualizações e medidas planas e altimétricas, (levantamento planialtimétrico), estabelecendo sua poligonal com dimensões e limites, áreas, curvas de nível e todos os elementos necessários para a locação do terreno e da futura edificação.

  • Sondagem
  • Localização dos furos
  • Quantidade de furos
  • Tipos de solo, em camadas respectivas
  • Metodos de reconhecimento de solos (sondagens)
SONDAGEM:

É através da sondagem que podemos estudar o solo, reconhecendo e investigando sua disposição, natureza e espessura das camadas, a tensão admissível do mesmo, altura do lençol freático, se é necessário rebaixamento durante todo o tempo da obra, em todo o terreno ou sem pontos estratégicos. Devido à sondagem é possível precisar o tipo de fundação a ser utilizada na obra.

Localização dos furos:

A quantidade de furos deve ser suficiente para fornecer o melhor quadro possível, da provável variação das camadas do subsolo no local em estudo, este processo deve ser feito conforme as normas técnicas (NBR 8036/83)-Programa de sondagem de simples reconhecimento dos solos para fundações de edifícios e a (NBR 6484/2001)- sondagem de simples reconhecimento com SPT, como referência do método de ensaio. De acordo com Constancio, os furos devem se localizados, preferencialmente, nos pontos de maior carregamento da estruturas como caixa de escada, locais de caixa d’água, grandes vãos de piscina entre outros, ou em locais com indício de aterros. A quantidade de furos vaia conforme o tamanho da edificação e do aterro a ser investigado.

Quantidade de furos:

Área do terreno
Entre 200 e 600 m² - 3 furos
Entre 600 e 800 m² - 4 furos
Entre 800 e 1000 m² - 5 furos
Entre 1000 e 1200 m² - 6 furos
Entre 1200 e 1600 m² - 7 furos
Entre 1600 e 2000 m ² - 8 furos
Entre 2000 e 2400 m² - 9 furos
Acima de 2400 m², a critério do calculista.

Tipos de solo, em camadas respectivas:

1-Aterro de argila sub-arenosa, muito mola
2-Argila siltosa média
3-Silte arenoso medianamente compacto
4-Silte argiloso mole
5-Silte argiloso rijo (rígido)

Metodos de reconhecimento de solos (sondagens):

Sondagens - SPT
Sondagens à trado, percussão e sondagens rotativas em solos e rochas, extração de corpos de prova em asfaltos e concreto.

Percussão: as amostras são feitas com um berrilete amostrador, que mede a resistência do solo a penetração pelo número de golpes. O barrilete pesa 65 kg e é colocado a 75 cm de altura são feitas três penetrações de 15 cm, totalizando 45 cm do solo de onde a amostra é retirada. Além do custo muito baixo, a sondagem a percussão com determinação do SPT (standard penetration test) é uma das mais utilizadas na engenharia, pois possui fácil execução e possibilita a execução em locais de difícil acesso.



Rotativa: nesse processo, é feito o reconhecimento do solo duro e rochas pela perfuração, para isso, utiliza-se um equipamento específico com broca adiamantada.
Deep sound: para análise do solo, é feita a escavação contínua com um penetrômetro, montado sobre um caminhão. O aparelho avalia somente a resistência do solo aos golpes.

0 comentários:

Postar um comentário

Comentem!