quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Tipos de Fundações


4-FUNDAÇÃO: Parte mais baixa da edificação ou outra construção, parcial ou totalmente abaixo da superfície do solo, destina-se a sustentar e firmar a superestrutura, bem como transmitir sua carga diretamente no solo. Também chamada de alicerce
5-FUNDAÇÃO RASA: Alicerce colocado imediatamente na parte mais inferior de uma edificação (superestrutura) e que transmite as cargas de uma edificação diretamente ao solo, que as suporta por pressão vertical, altura máxima 1.50m.
6-FUNDAÇÃO PROFUNDA: Fundações que se caracterizem por um sistema de distribuição de cargas, com utilização de elementos estruturais de grande porte, com um sistema diferenciado das fundações rasas, sendo o comprimento fator preponderante para sua execução.
Exemplos de fundações profundas: Estaca franki, estaca raiz, estaca pré-moldada, Tubulões de ar comprimido e Estacas de trilho de trem, eucalipto.
Blocos de coroamento: Encontram-se na extremidade de cada estaca ou grupo, formando uma enorme caixa de concreto e ferragem de grossa espessura, que tem a finalidade de receber as cargas dos pilares e transmitir para as estacas.
Radier: Também conhecido como laje de sustentação, é construído em concreto armado, com armações de aço devidamente dimensionadas e posicionadas. O radier é bastante utilizado em obras residenciais e utilizado em terrenos que suportam pouca carga (tem pouca resistência) necessitando de uma maior área de contado para a distribuição das cargas.
Sapata corrida armada: É utilizada para transmitir as cargas distribuídas ao longo das paredes. É ideal para terrenos de boa resistência, que permitem a execução de fundações diretas. É indicada para projetos com vãos pequenos e poucos pavimentos. 

0 comentários:

Postar um comentário

Comentem!