Para que um projeto tenha andamento adequado, é preciso que seja convenientemente gerenciado. O gerente de projeto é o responsável pela realização de seus objetivos, segundo o PMBOK (2004).
Várias equipes trabalham interligadas ao gerente de projeto, que é o responsável por orientar e gerenciar a execução, realizar a garantia de qualidade, contratar ou mobilizar a equipe, distribuir as informações, selecionar informações de fornecedores e monitorar todo o projeto e seus custos.
De um modo geral, os projetos se desenvolvem em quatro etapas:
•Conhecimento da realidade
•Decisão
•Ação
•Crítica
A interação é constante e as necessidades revistas caso necessárias. O projeto precisa gerar resultados e não, apenas, seguir um plano já estabelecido. O planejamento deve ser feito, porque sem ele não há concretização de idéias; Quanto maior o conhecimento, maior a chance de prestar um serviço adequado. O planejamento abrange, portanto, avaliação da situação a ser desenvolvida; diagnósticos e prognósticos sobre o projeto; suas variáveis de influência, um plano de ação bem definido e o estabelecimento de uma atitude avaliativa durante todo o desenvolvimento.
Baixe o conteúdo completo e aprenda sobre todas as técnicas para você se tornar um orçamentista
Resumo do conteúdo da apostila:
- GERENCIAMENTO DE PROJETOS
- Tipos de Orçamento
- O Orçamento para a Engenharia de Custos
- Determinação dos Custos Indiretos
- Determinação dos Custos de Produção Diretos
- Métodos de Orçamentação
- Resumo da metodologia de cálculo do percentual de encargos sociais
- Cálculo do BDI
- ANEXO 1 - REVISÃO MATEMÁTICA
- Curva ABC
- Licitação
E muito mais! A apostila possui 51 páginas e é bem explicativa!
0 comentários:
Postar um comentário
Comentem!