terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

TÉCNICAS PARA A ELABORAÇÃO DE ORÇAMENTOS PARA CONSTRUÇÃO CIVIL

TÉCNICAS PARA A ELABORAÇÃO DE ORÇAMENTOS PARA CONSTRUÇÃO CIVIL
Prof. Miguel Stabile

NOÇÒES PRELIMINARES:
Na elaboração de um trabalho de apropriação de áreas, volumes e quantidades componentes de determinado projeto de obra, é aconselhável a adoção de critérios básicos que completem os levantamentos propostos, como a seguir:
ÁREAS
Em todos os serviços de levantamento, considera-se como "área" toda a superfície que, contida em projeto, se possa "varrer".
Não se admitem acréscimos ou decréscimos percentuais a estas áreas, seja a que título o pretexto for, assim como não devem ser, em hipótese alguma, considerados valores de áreas diferenciadas para terraços cobertos ou descobertos, varandas, áreas de circulação, garagens , pátios e outros paramentos contidos em projeto para fins da apropriação que será objeto de orçamento ou estimativa da obra.
ESTIMATIVA:
É a apuração de custos de determinada obra considerando o levantamento de áreas, volumes e quantidades contidas em projetos básicos de arquitetura, quando ainda não estão definidos os projetos complementares hidrosanitários, elétricos, mecânicos, de estrutura e fundações.
O técnico encarregado destes trabalhos tem condições de avaliar a quantificação de "pontos" de utilização de água e esgotos, assim como de sistemas elétricos em geral.
O arquivo de Composições de Custos que completa esta obra, tem discriminação detalhada e específica para estes casos, como adiante se discriminam, organizados em forma de "ambientes" como pode ser observado nas Composições de Custos contidas nos Grupos 051, 052 e 066.

ORÇAMENTO:
Em uma obra, o Orçamento é o resultado dos mesmos levantamentos de áreas, volumes e quantidades, porém agora , com a apropriação de volumes e quantidades contidas em projetos complementares, que terão tratamento idêntico, para todos os estágios de obras e serviços contidos em cada projeto.

CUSTOS DIRETOS :
São assim denominados os valores que representam basicamente todos os componentes de obra contidos em projetos que se referem ao "produto-acabado " , desde o início dos trabalhos de movimento de terra para fundações até os de pintura e limpeza final da obra.
Em todas as composições de custos , estão claramente definidos todos os itens que compõe determinado trabalho, com a inclusão dos coeficientes correspondentes a materiais e serviços, assim com quanto à mão-de-obra necessária, caso a caso.
Isto equivale a afirmar que, a exemplo das Alvenarias,os coeficientes quantificam o número de tijolos, volume ou peso de aglomerantes e agregados para as argamassas de assentamento e, da mesma forma, a mão-de-obra necessária de oficiais e serventes para a execução daquele serviço, dentro da unidade de medida proposta, ou seja em metros quadrados.
Da mesma forma, no item Aparelhos Sanitários, todos os trabalhos para a instalação de um lavatório estão quantificados segundo a mesma orientação.
O critério adotado em cada Composição de Custos determina a unidade de cada tipo de serviço,nas Alvenarias,por exemplo, todo o consumo da mão-de-obra refere-se tão somente à aplicação do metro quadrado de parede, levando em conta que os materiais acham-se à disposição dos operários até dois metros de distancia da área de trabalho. Não está considerado o transporte de tijolos, desde o canteiro de obras até aquele local. Em Aparelhos Sanitários, a colocação do lavatório leva em consideração que o mesmo se acha ao alcance direto dos operários. Não leva em consideração o transporte do canteiro até o local da aplicação, sendo esse serviço objeto de composições de custos que residem no quadro de Custos Indiretos..



CUSTOS INDIRETOS:
Este título engloba todo o arquivo de Composições de Custos que representa a assessoria indispensável a qualquer obra, ou seja, dos serviços para implantação do Canteiro de Obras que simplesmente irão completar as composições de Custos Diretos, de todos os trabalhos e eventos necessários à sua organização e de todas as atividades diretamente relacionadas e de apoio a cada unidade de Custo Direto.
Não se admite improvisação neste item – que é de vital importância - pois a incorreção – ou a ausência na determinação dos valores que devem completar uma obra, pode até torná-la inviável.
A identificação e quantificação das unidades de Custos Indiretos está intimamente ligada ao próprio processo de levantamento de áreas, volumes e quantidades.
Como exemplo, o levantamento de projetos chega a determinado número de metros cúbicos de concreto. Daí em diante, facilmente serão localizadas as Composições de Custos que tratam de transporte horizontal e vertical de materiais, horas de uso de betoneiras, vibradores e demais equipamentos necessários à execução desses serviços, incluindo-se fôrmas , armações e processos de desmoldagens .
O mesmo ocorre com Alvenarias, com a inclusão dos diversos tipos de transporte e armazenamento. Este processo, se repete por ocasião da instalação dos Aparelhos Sanitários e, da mesma forma para as instalações hidráulicas, elétricas e sanitárias, mecânicas e eletrônicas, enfim, tudo incluído dentro do currículo de obras proposto.
Uma sugestão:
Após a identificação de todas as unidades de Custo Direto do levantamento, opera-se o Orçamento – ou Estimativa , em processamento de dados, com listagem de materiais. Isto se faz necessário para a determinação e o conhecimento do total de horas de trabalho, pois EM TODAS AS COMPOSIÇOES DE CUSTOS ANALÍTICAS estão determinados todos os coeficientes da mão-de-obra empregada em todas as unidades de custos utilizadas. Esta relação permite que se complete a formação dos Custos Indiretos com a determinação do volume de vales-transporte, refeições, materiais de proteção para operários, uniformes os vários sistemas de transporte horizontal ou vertical, assim como o dimensionamento dos Barracões de Obras, sejam de depósitos, alojamentos ou baias de abastecimento.
NOTA IMPORTANTE:
Todas as unidades de custos apuradas nos Custos Indiretos vão fazer parte do cálculo da remuneração do construtor, subsidiando o valor percentual a ser cobrado, incidente sobre os custos gerais da obra..A importância da remuneração –ou lucro – ou se preferirem, o B.D.I,poderá representar até 100% do valor das unidades de Custo Indireto.
VERBAS:
Não se admite, nos trabalhos de elaboração de qualquer Estimativa ou Orçamento, a inclusão, anotação, ou até a referencia, seja a que pretexto for, dos termos "Verbas", "Eventuais" ou outras quaisquer unidades que venham a representar preços ou custos de serviço de obras.
Um Orçamento – ou Estimativa – deve retratar o levantamento de áreas, volumes e quantidades contidas em projeto, com a sua representação por Composições de Custos Analíticas, perfeitamente identificadas em seus elementos constitutivos, preços unitários e unidades de medida legal.
"Verba" não é unidade de medida, não se sabe o que é, nem onde é fabricada, não é disponível no mercado e nem se sabe qual o seu volume e quanto pesa.
Imagine-se, em um Orçamento, a fatura do empreiteiro ao proprietário pelo pagamento de 20% de determinada unidade representada por "verba" que não identifica quantidade levantada em projeto e, muito menos, custo unitário.

COMPOSIÇÃO DE CUSTOS:
A elaboração e montagem de uma Composição de Custos reflete, basicamente, o conhecimento e a identificação da unidade de serviço proposta, seja ela o simples assentamento de uma porta de madeira, ou a montagem de uma sofisticada subestação de distribuição elétrica.
As unidades de serviço estão contidas em projetos específicos que, por sua vez, deverão ter condições de serem apropriados em todas as suas áreas, volumes e quantidades, assim como os coeficientes de quantificação da mão-de-obra necessária à execução de cada etapa construtiva.
Em cada Composição de Custos, na sua fase de elaboração, deve ser adotado o seguinte procedimento básico:

1. Materiais ou Serviços:
A quantificação dos materiais e serviços empregados em cada etapa – objeto de determinada Composição de Custos, engloba a sua exata participação naquela determinada unidade de trabalho, indicando-se, inclusive , os índices ou coeficientes de perdas ou desgastes, quando existentes, em cada unidade de insumo apropriado.
Cada material ou serviço é representado por uma classificação codificada em relação à unidade de custos a que se refere, representado por unidades de inteiros e de até três decimais.
Cada unidade de trabalho, devidamente classificadas em relação a seu Grupo de utilização, permite sejam anotadas as participações de materiais ou serviços em mais de uma Composição de Custos, de forma a serem relacionadas e identificadas através de Grupos de trabalho e estágios que compõe uma obra., relacionadas de acordo com suas respectivas quantificações, representadas por coeficientes nas aplicações de insumos referentes a materiais, e serviços.
2. Mão-de-Obra:
Da mesma forma, todos os operários e técnicos, em suas diversas especialidades e funções, são identificados em cada Composição de Custos, na razão direta de sua participação, através de coeficientes para cada tipo de trabalho, sempre dentro da unidade de medida apropriada.
A mesma lógica de quantificação e seleção de materiais e serviços é aplicada aos insumos de mão-de-obra, para que possam ser definidas as quantificações necessárias a cada tipo de obra, sempre expressas por unidades relativas a "tempo" ou seja, a unidades de hora, como referencia.
ARQUIVO DA BASE DE DADOS DE COMPOSIÇOES DE CUSTOS
Todas as Composições de Custos contidas nesta obra obedecem a ordem cronológica do Decreto-Lei 92.100, na identificação de seus vários Grupos Construtivos, como se seguem:.
Composições de CUSTOS DIRETOS: N.º de composições
20 PREPARAÇAO DO TERRENO 272
21 CONTENÇÕES 138
22 DEMOLIÇOES 289
23 REFORMA E RECONSTRUÇAO 119
24 SERVIÇOS DE MANUTENÇÃO 21
30 FUNDAÇÒES DIRÉTAS 229
31 FUNDAÇÒES INDIRÉTAS 236
32 REBAIXAMENTOS 35
33 OBRAS DE ARTE-INFRAESTRUTURA 19
34 OBRAS DE ARTE-ENCONTROS 8
35 OBRAS DE ARTE-ACESSOS 7
40 ESTRUTURA 470
41 OBRAS DE ARTE-SUPERESTRUTURA 72
42 OBRAS DE ARTE-MESOESTRUTURA 9
43 OBRAS DE ARTE-ACESSOS 8
44 OBRAS DE ARTE-ACABAMENTOS 19
45 OBRAS DE ARTE-DESM.CANTEIRO 7
50 INST.HIDRAULICAS-ABASTECIMENTO 159
51 INST.HIDRAULICAS-ESGOTAMENTO 63
52 INSTALAÇOES HIDRÁULICAS-ÁGUA 877
53 INSTALAÇOES HIDRÁULICAS-ESGOTO 394
54 INSTALAÇOES HIDRÁULICAS-ªPLUVIAIS 88
55 INSTALAÇOES HIDRÁULICAS-INCENDIO 270
56 INSTALAÇOES HIDRÁULICAS-GÁS 162
57 SANEAMENTO 169
58 INST.ELÉTRICAS-DETEÇAO INCENDIO 24
59 INST.ELÉTRICAS-TELEFONE 112
60 INST,ELÉTRICAS-LUMINÁRIAS 608
61 INST.ELÉTRICAS-ELETRODUTOS 436
62 INST.ELÉTRICAS-DUTOS E TOMADAS 143
63 INST.ELÉTRICAS-LEITOS E CABOS 136
64 INST.ELÉTRICAS-QUADROS 97
65 INST.ELÉTRICAS-SUBESTAÇOES 95
66 INST.ELÉTRICAS-REDES PREDIAIS 148
67 INST.ELÉTRICAS-SINALIZAÇAO 127
68 INST.ELÉTRICAS-SONORIZAÇAO 138
69 ILUMINAÇÀO PÚBLICA 52
70 INST.MECANICAS-AR CONDICIONADO 674
71 INST.MECANICAS-VAPOR E CALEFAÇAO 68
72 INST.MECANICAS-GASES 160
73 INST.MECANICAS-EXAUSTÃO 107
74 INST.MECANICAS-COZINHAS 125
75 INST.MECANICAS-LAVANDERIAS 16
76 INST.MECANICAS-ESTERILIZAÇÃO 7
77 INST.MECANICAS-BOMBAS 49
78 ATERRAMENTO 105
80 ELEVADORES E MONTA-CARGAS 55
90 PAREDES E PAINÉIS 239
100 COBERTURAS E TELHADOS 148
110 ESQUADRIAS DE MADEIRA 233
111 ESQUADRIAS DE FERRO 128
112 ESQUADRIAS DE ALUMÍNIO 73
113 ESQUADRIAS ESPECIAIS 42
120 REVESTIMENTOS INTERNOS 324
121 REVESTIMENTOS EXTERNOS 116
130 RODAPÉS, SOLEIRAS E PEITORÍS 96
140 FERRAGENS 88
150 VIDROS 52
160 IMPERMEABILIZAÇOES 157
170 PAVIMENTAÇÕES INTERNAS 277
171 PAVIMENTAÇÕES EXTERNAS 196
172 URBANIZAÇÃO 242
180 PINTURAS 180
190 APARELHOS SANITÁRIOS 394
200 ELEMENTOS DECORATIVOS 76
201 AJARDINAMENTOS 199
202 MOBILIÁRIO 144
210 LIMPEZA 65
220 ENTREGA DA OBRA 7


Composições de CUSTOS INDIRETOS Nºde composições
00 PROJETOS 143
11 SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS 523
12 INSTALAÇOES PROVISÓRIAS 119
13 MÁQUINAS E FERRAMENTAS 61
14 CONSUMOS 175
15 EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA 30
16 DESPESAS LEGAIS 21
17 TRANSPORTES E CARRETOS 164
18 MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS 167

Todas as Composições de Custos que formam os Custos Diretos (10.929 unidades) e Custos Indiretos, (1.403 unidades) dentro dos Grupos Construtivos acima mencionados, estão disponíveis nesta obra, totalizando 12.232 unidades.

LEVANTAMENTO DE ÁREAS, VOLUMES E QUANTIDADES
CRITÉRIOS BÁSICOS


I – Custos Indiretos:
Sondagens:
A profundidade a ser explorada deverá ser em função da natureza da obra e das camadas de solo pesquisado, não devendo ser inferior ao valor dado pelo reduto de menor dimensão do retângulo de menor área, circunscrita à planta da edificação, multiplicado pelo coeficiente "C", equivalente ao peso da obra, dividido pela área que se pretende construir, podendo ser admitida a seguinte tabela:
Pressões até 10 t/m2 .....................C = 1,0
Pressões até 15 t/m2......................C = 1,5
Pressões até 20 t/m2......................C.= 2,0
Acima de 20 toneladas por metro quadrado, a profundidade dependerá de estudo específico. Em terrenos de 1.200 m2 de área far-se-á um furo para cada 200 m2. Entre 1.200 e 2.400 m2 poderá ser feito um furo para cada 400 m2 que exceder a 1.200 m2. Acima de 2.400 m2, o número de furos será feito de acordo com o caso particular da construção, sendo que, em qualquer caso, o número de furos a ser estimado para fins de orçamento deverá ser:
2 furos para terreno até 200 m2
3 furos para terrenos entre 200 e 400 m2
Para efeito de cálculo, poderá ser adotada a profundidade média de 20 metros para cada furo.
Projetos:
Para efeito de Orçamento ou Estimativa, os projetos poderão ser calculados em relação ao número de metros quadrados da obra. Neste item se incluem os serviços de planialtimetria e locações topográficas.
Controle Tecnológico:
Para este item que engloba os Ensaios de Materiais, será sempre adotada a quantidade mínima de dois corpos de prova para 30m3 de concreto, ou:
V. Concreto/15 = no. de corpos de prova.
Orçamento e Cronograma de Obras:
O mesmo critério adotado para Projetos

011 – Serviços Administrativos:
Neste Grupo construtivo estão englobadas todas as Composições de Custos que englobam as mais variadas equipes de trabalho, nos serviços gerais de fiscalização de obras
012 – Instalações Provisórias:
Em relação a cada tipo de obra, ocorre a discriminação específica para a instalação do canteiro de obras adequado a cada uma delas. Nestas unidades devem estar considerados os pontos de instalação de luz e força, distribuição adequada no Canteiro em relação às diversas equipes de trabalho em suas várias atividades, dentro do seguinte critério:
Tipos de obras convencionais de edificação:
Pontos de luz 10
Pontos de Força 3
Abastecimento de água 2
Esgoto Primário 2
Esgoto Secundário 2
Barracões e Alojamentos:
Escritório 12 m2
Depósito 20 m2
Almoxarifado 30 m2
Oficina 12 m2

Tapumes:
Dependentes de área contida em projeto, o perímetro multiplicado por 3,0 metros.
Andaimes:
Indispensáveis aos trabalhos internos de elevação de alvenarias e revestimentos, este item pode ser considerado, multiplicando-se a área total de construção pelo coeficiente 0,06. No arquivo de Composições de Custos existem vários tipos alternativos de andaimes diversos.
Andaimes Mecânicos:
São considerados para aplicações externas, objeto de locação específica por dias de utilização que podem ser estimadas em relação às áreas de revestimento, aplicando-se os valores de homens/hora contidos nas composições de Custos.
Pestanas Salva-Vidas:
São consideradas em metros quadrados desenvolvidos. Montadas e previstas para aplicação a cada 10 metros de altura, ( 3 pavimentos) e, com largura, para efeito de cálculo, de 2,0 metros. Os diferentes tipos de Pestanas estão contidos no arquivo de composições de custos, podendo ser utilizado o seguinte critério:
S = 2p x número de pavimentos x 2,0 metros / 3 sendo:
S = área total da pestanas em metros quadrados;
2p = perímetro da construção.
.
Da mesma forma, em relação às diferentes equipes, áreas destinadas às instalações sanitárias provisórias, alojamentos e escritórios
Em relação à área do terreno, instalação de tapumes, andaimes de madeira, fachadeiros e pestanas salva-vidas, além de telas de proteção externa.
013 – Máquinas e Ferramentas
Todo o universo de Composições de Custos relacionadas neste Grupo, especificam de forma analítica os vários tipos de máquinas, equipamentos e instrumentos necessários aos vários serviços de obras, custeados por unidades de hora, semana ou mês, conforme a unidade adotada, encontram-se disponíveis todos os tipos de equipamentos para transportes horizontais e verticais e de lançamento.
Produção horária de Betoneiras
:
Betoneira de 140 litros = 1,40 m3/hora;
Betoneira de 120 litros = 1,0 m3/hora;
Betoneira de 320 litros = 3,90 m3/hora e
Betoneira de 580 litros = 7,00 m3/hora
Produção horária de Vibradores de Imersão
:
Para cada metro cúbico, 0,3 hora/máquina.
O dimensionamento de horas/máquina pode ser simplesmente calculado, dividindo-se os volumes estruturais obtidos pelo processo de levantamento de áreas, volumes e quantidades contidos em projeto, ou simplesmente obtidos através de forma empírica adiante descrita, pelo número de produção de cada equipamento escolhido.
Esta unidade contém, inclusive Composições de Custos analíticas discriminando materiais e equipamentos de proteção individual de operários e suas respectivas equipes.
014 – Consumos:
Este Grupo construtivo engloba uma série de Composições de Custos que abrange, desde as unidades de consumo de cópias heliografias ou fotográficas, instalações para controle de operários, tais como relógios de ponto e seus vários dispositivos, consumo de água, energia e telefone, material de reposição elétrico e hidráulico, inclusive esgoto, medicamentos de pronto-socorro e serviços com equipes diversas de limpeza permanente de obras.
Ainda neste Grupo, Composições de Custos sobre custo-quilômetro, custo-hora e custo mensal de veículos leves e pesados, máquinas e equipamentos de transporte utilizados em obras.
015 – Equipamentos de Segurança:
Neste Grupo, unidades distintas para vários sistemas e dispositivos de segurança em obras, inclusive seguros gerais, de Responsabilidade Civil e Riscos de Engenharia.
016 – Despesas Legais
Composições de Custos que discriminam o elenco de despesas de ordem legal em obras, tais como licenças diversas, taxas Anotação de Responsabilidade Técnica. e placas de obra.
017 - Transportes e Carretos
Unidades que abordam os vários tipos de transporte de materiais e mão-de-obra, horizontais e verticais, carretos diversos, carga e descarga de agregados e agregantes, assim como, volume para armazenamento em relação aos pesos específicos dos mesmos.
018 – Máquinas e Equipamentos:
Listagem de Composições de Custos abordando completo arquivo de unidades com custo/hora, custo/mês ou semanal de máquinas e equipamentos leves e pesados com a discriminação de todos os insumos e coeficientes relativos à combustíveis e lubrificantes, mão-de-obra especializada.
O consumo de combustíveis, por hora e relativos à capacidade em CV dos diversos equipamentos baseia-se na seguinte tabela:
Consumo hora combustível serviço leve serviço médio serviço pesado
Máquinas Pesadas 0,130 0,160 0,180
Caminhões Pesados 0,060 0,080 0,100
Caminhões leves
Diesel 0,031 0,045 -
Gasolina 0,027 0,032 -
Veículos Leves
Diesel 0,012 0,016 -
Gasolina 0,.010 0,014 -
Álcool 0,011 0,015 -
Consumo de energia elétrica:
O consumo de energia em KW é medido multiplicando-se o fator 0,75kW pela potência em CV de cada equipamento, em condições normais de serviço, em operação industrial.

II – Custos Diretos:

020 – Preparação do Terreno
Neste item, as unidades estão consideradas para os vários tipos de serviço em relação relação aos perfis de sondagem, nos vários tipo de solo para fundações.
Os volumes, calculados em relação ao projeto, deverão ser acrescidos dos valores de empolamento, igualmente calculados em relação a cada tipo de solo.
Usualmente, utiliza-se o fator de 35% para terrenos de 1ª categoria.
Nos levantamentos deve haver o cuidado de calcular o volume efetivo de escavação, considerar-se o volume de peças estruturais, descontando-os dos volumes de escavação para ser obtido o volume de reposição, aos quais igualmente deverá ser acrescido o percentual de empolamento.
021 – Contenções:
No levantamento de áreas, volumes e quantidades dos serviços, deverão ser obedecidos os detalhes e instruções contidos em projeto
030 – Fundações Diretas:.
Unidades de Custos relativas aos levantamentos de áreas, volumes e quantidades que compõe este item, separadamente para formas, armações e concreto, de acordo com projetos de obras.
Para a estimativa de volumes estruturais neste item, poderá ser adotado o seguinte critério:
CONCRETO:
Calculado em razão ao total de metros quadrados da edificação, para edifícios até 12 pavimentos, calcular a área do maior pavimento (térreo ou sub solo) multiplicado pelo coeficiente 0,20. Para prédios de 13 a 16 pavimentos, 0,23 e, para prédios acima de 17 pavimentos, o coeficiente 0,31.
FORMAS:
Volume do concreto multiplicado por 6,0m2 = total da área de formas.
ARMAÇÕES:
Volume do concreto multiplicado pelos seguintes valores:
Aço CA 50 grosso – 80 quilos;
Aço ca 50 fino – 20 quilos.
DESMOLDAGENS:
Área efetiva de formas.
RADIER:
Para edificações de 1 a três pavimentos, utiliza-se com grande sucesso e eficiência, fundações do tipo "radier", que consiste no desenvolvimento de uma laje contínua de concreto, na espessura média de 8 centímetros, com armadura em tela eletrosoldada, nas medidas e espessuras constantes em Composições de Custos específicas.

031 – Fundações Indiretas:
Completo arquivo de unidades de custo para a determinação de vários tipos construtivos de estacas e tubulões, incluindo-se máquinas e equipamentos
032 – Rebaixamentos:
Unidades de Custos relativas a este item estão relacionadas de acordo com as
especificações contidas em projetos e especificações.
033, 034, e 035 – Fundações de Obras de Arte
Composições de custos para serviços de fundações em obras-de-arte . Em vários sistemas e métodos construtivos constantes de projetos específicos.
040 – ESTRUTURA:
470 Composições de Custos englobando todos os tipos de módulos estruturais, vários tipos de concreto e seus respectivos traços, inclusive serviços e materiais para concreto protendido, organizados em ordem alfabética dentro deste Grupo construtivo.
Neste item, vale a anotação de Tabela Comparativa de aplicação de Traços Empíricos em função da variação dos índices de granulométria entre a areia Mauá, com diâmetro máximo de 4,8mm, com módulo de finura = 3,16 e a areia Guandu, com diâmetro máximo de 2,4mm, módulo de finura 2,97.,. A Tabela comparativa exemplifica as sensíveis diferenças entre o consumo do volume de cimento, da própria areia e da pedra britada.
Critérios para avaliação estimativa dos volumes de concreto, devem ser sempre calculados em relação do total de metros quadrados de construção:
CONCRETO:
Edificações até 2 pavimentos:
Volume: área total x 0,12, sendo:
0,08 para laje de forro;
0,04 para cintas e pilares.
Edificações de 3 a 12 pavimentos:
Volume: área total x 0,18, sendo:
0,10 para lajes;
0,05 para vigas;
0,03 para pilares
.
FORMAS:
Para edificações em geral:
Área = Volume do concreto x 12 m2, sendo 8,0m2 para formas de
madeira compensada e 4,0 m2 para formas de tábuas.
DESMOLDAGENS:
Área total considerada em metros quadrados desenvolvidos para cada tipo de material
Isoladamente, para lajes, vigas e pilares.
ARMAÇÕES:
Peso: Volume do concreto x 52 kg de aço CA-50 1/8"a 3/8";
Volume do concreto x 15 kg de aço CA-50 ½"a 1";
Volume do concreto x 18 kg de aço CA-60 (médio em bitolas).

050 - Instalações Hidráulicas – Abastecimento:
Este elenco de composições de custos aborda as unidades de custos configuradas por "ambientes", ou sejam - materiais, mão-de-obra e encargos sociais para instalações de abastecimento de água de uma cozinha, ou de um banheiro típico, considerando o tipo de utilização de cada uma das unidades construtivas, abordando os coeficientes de utilização já determinados por pesquisa e experiências nesta área.

051 – Instalações Hidráulicas – Esgotamentos:

Da mesma forma que o item anterior vários tipos de "Esgotamentos", ou sejam, de Esgotos estão considerados em unidades construtivas constituídas por "ambientes" diversos que, em um trabalho de Estimativa, muito auxiliam o técnico encarregado dos serviços, sem a necessidade do levantamento de áreas, volumes e quantidades que, necessariamente, deveriam constar de projetos específicos. O mesmo se aplica em relação ao item anterior.
052 – Instalações Hidráulicas – Água:
877 Composições de Custos abordando todos os itens construtivos desde Grupo, para vários tipos de materiais e acabamentos, organizados em ordem alfabética, assim como unidades de custos, organizadas em sistema de "Pontos" em composições analíticas de diversos tipos de utilização, facilitando a procura, tanto para Orçamentos como, para Estimativas.
053 – Instalações Hidráulicas – Esgoto:
394 Composições de Custos organizadas alfabeticamente para a aplicação de vários tipos de materiais e acabamentos, inclusive para as unidades de "Pontos", estando incluídas as unidades que abordam sistemas diversos de tratamento de esgotos, fossas sépticas diversas, tipos de sumidouros, caixas de distribuição, areia e de gordura e demais itens relativos ao assunto.
No caso de estimativas, utilizar o seguinte critério:
Esgotos Sanitários Primários:
Calcular o número de vasos sanitários, mictórios e bidês;
Esgotos Sanitários Secundários:
Calcular o número de ralos em áreas, pátios, cozinhas, banheiros, boxes de chuveiro, terraços e varandas, mais os pontos de alimentação de água fria, tais como lavatórios, cubas , pias e tanques.
054 – Instalações Hidráulicas – Águas Pluviais
Especificamente para este Grupo construtivo, as unidades de custos, analíticas estão organizadas de forma a abranger todo o elenco de atividades neste serviço, assim como caixas de areia e de distribuição diversas.
055 – Instalações Hidráulicas – Incêndio:
Este item está organizado compreendendo todos os serviços básicos contidos em projetos específicos, inclusive sprinklers e sistemas de pressão mecânica, contendo ainda, como auxílio a serviços de Estimativa, classificação de pontos diversos de utilização em diversos tipos alternativos de materiais.
Quando da utilização de splinklers, em processo estimativo, adotar o seguinte critério:
Áreas de Circulação: 1 ponto para cada 4 m2;
Garagens: 1 ponto para cada 10 m2;
Lojas: 1 ponto para cada 4 m2
Hall de Entrada: 1 ponto para cada 8 m2.

056 – Instalações Hidráulicas – Gás:
À falta de projetos específicos, estes trabalhos poderão ser levantados por pontos de utilização para os diversos tipos de equipamentos e terminais a serem empregados, ou sejam, aquecedores horizontais, verticais e vários tipos de fogões domiciliares e industriais.
057 – Saneamento:
Este título organiza unidades de custos específicas para os trabalhos nesta atividade, desde o preparo e escavação em vários tipos de solo para condutores de linhas de águas pluviais, esgotos e redes diversas de água potável, inclusive Estações de Tratamento e suas respectivas capacidades de operação.
058 – Instalações Elétricas – Detecção de Incêndio
Completa linha de unidades de custos analíticas compreendendo a cobertura orçamentária de serviços de proteção específicos, descritas em ordem alfabética.
059 – Instalações Elétricas – Telefone:
No caso de Estimativas, sem os levantamentos necessários em plantas e projetos específicos, as quantidades poderão ser levantadas pela mensuração das unidades que deverão estar contidas em projeto, para os vários compartimentos, assim como unidades de telefonia interna e externa, intercomunicação e sistemas de proteção diversos.

060 – Instalações Elétricas – Luminárias:
Naturalmente, um projeto de instalações elétricas compreende o setor de luminotécnica, com toda a discriminação e capacidade dos vários aparelhos de iluminação nos vários locais de utilização. Entretanto, para facilitar o técnico quando unicamente estão disponíveis as plantas de arquitetura, as Composições de Custos também acham-se organizadas por "Pontos" para as mais diversas aplicações, organizadas em ordem alfabética. O número de pontos será dado pelo projeto. No mínimo, deverão ser considerados:
1 ponto de luz simples para cada 8 m2 de área de circulação;
1 ponto de luz simples para cada dependência;
1 ponto de arandela no banheiro sobre o lavatório;
2 tomadas simples em cada dormitório;
1 tomada simples em cada banheiro;
1 tomada simples em área de serviço;
2 tomadas simples em salas até 12,0 m2;
1 tomada simples em cada paramento;
1 ponto de tomada para computador (em Quarto ou sala)
1 ponto para tomada de rádio/TV/AM/FM (onde previsto)
Em edificações destinadas a uso hospitalar ou Centros de Saúde, deve ser adotado o seguinte critério:
Quartos de Enfermaria e Indução:
1 ponto de luz de cabeceira, por leito;
1 ponto de luz para exame, por leito;
Pontos de luz de vigília a 0,5m do nível do piso, considerando-se no mínimo 1 ponto para cada 20 m2 de área de piso.

061 – Instalações Elétricas – Eletrodutos:
Todos os tipos de materiais estão considerados neste elenco de Composições de Custos que abordam, inclusive os diversos tipos de fixação, derivação e distribuição.
062 – Instalações Elétricas – Dutos e Tomadas:
Nesta atividade estão relacionadas unidades específicas com aplicação construtiva diferenciada para os diversos tipos de tomadas e terminadas empregados em obras. De acordo com o tipo de cada terminal, todos materiais que complementam
estas unidades estão convenientemente dimensionados em relação às suas várias potências e cargas.
063 – Instalações Elétricas – Leitos e Cabos:
Sob este título, as Composições de Custos analíticas estão organizadas de forma a suprir todas as informações sobre os vários materiais e processos disponíveis no mercado, Especificamente, dentro do critério de utilização por pontos, os eletrodutos já contém o número e tipo de fios e cabos necessários em cada caso, utilizando-se como referência, sempre a capacidade nominal dos terminais, ou seja a potência dos vários tipos e aplicação de tomadas
064 – Instalações Elétricas – Quadros:
Na falta de projetos específicos, poderá ser utilizado o critério da anotação para cada compartimento de utilização, na determinação do número de disjuntores necessários para as caixas e quadros.
065 – Instalações Elétricas – Subestações:
As Composições de Custos sob este item, compreendem todos os materiais, serviços e mão-de-obra necessários aos mais variados tipos e capacidades de subestações. Estas mesmas unidades já estão convenientemente para cada tipo de utilização edificações diversas residenciais, comerciais ou industriais. Em trabalhos específicos este item engloba, inclusive, unidades de alta e baixa tensão, aérea ou subterrânea.
066 – Instalações Elétricas – Redes Prediais:
Especificamente, este item compreende a montagem de Composições de Custos analíticas organizadas de forma a atender ao tipo de "Ambientes" ou seja, materiais, mão-de-obra e encargos sociais necessários, por exemplo a discriminar a rede elétrica necessária para um dormitório social ou de serviço, assim como a rede elétrica para determinados tipos de cozinha ou área de serviço, dentro da discriminação contida na titulação da própria Composição. Estas composições, entretanto, não substituem o levantamento de áreas, volumes e quantidades contidas em projetos específicos e somente são recomendáveis para utilização em Estimativas de Custo.

067 – Instalações Elétricas – Sinalização
Praticamente todos os diversos tipos e sistemas de sinalização estão contidas neste título, inclusive em sistemas de prevenção, proteção e alarme, nos vários tipo de emprego ótico ou sonoro.,
Em edificações para uso hospitalar ou Centros de Saúde, a designação de pontos para utilização obedece o seguinte critério:
Enfermagem:
Internação: 1 ponto de chamada por leito individual;
Enfermaria: 1 ponto de chamada para cada 2 leitos;
Sanitários: 1 ponto de chamada por unidade;
Posto de Enfermagem:
1 ponto indicativo por quarto (coletivo ou individual)
1 ponto sobre a porta de cada quarto;
Isolamento:
1 ponto de chamada por ante-sala
.
068 – Instalações Elétricas – Sonorização:
Para os variados tipos e empregos, as unidades de custos estão organizadas para atender as mais diversas aplicações. As unidades de custos englobam sistemas alternativos de aplicação, assim como os vários sistemas de distribuição propostos.
069 – Iluminação Pública:
Este item está organizado de forma a discriminar os vários serviços e aplicações alternativas, abrangendo desde os vários tipos de posteação como, igualmente, os mais variados tipos de iluminação pública disponível, com apresentação de vários tipos de luminárias para serviço público., inclusive dimensionamento de redes de alimentação.
070 – Instalações Mecânicas – Ar Condicionado:
Este título engloba todos os serviços e instalações necessárias ao fornecimento de ar condicionado em edificações, desde torres de água gelada, assim como sistemas self conteined, além de unidades individuais de resfriamento a água ou ar.
Todos os vários tipos de dutos , inclusive difusores e sistemas de proteção e fixação fazem parte deste arquivo, assim como discriminação individualizada de vários tipos de condicionadores de ar.
As unidades de medida são expressas em TR (Tonelada de Refrigeração)
Para se obter o volume de uma TR, basta calcular a área do piso do compartimento, multiplica-la pelo pé-direito e dividi-la pelo coeficiente 0,53.
071 – Instalações Mecânicas – Vapor e Calefação:
As composições de custos organizadas sob este título, englobam processos construtivos diversos, calculados em relação aos vários tipos de emprego e utilização de máquinas e equipamentos, inclusive sistemas de dutos específicos para cada caso.
072 – Instalações Mecânicas – Gases:
Nesta unidade, todas as composições de custos estão organizadas em relação ao seu emprego, pelo sistema de levantamento por pontos de utilização, assim como, em relação aos diferentes e diversos tipos de materiais e equipamentos, nas suas várias alternativas de emprego, particularmente para cada tipo diferenciado de edificação que utiliza estes serviços., incluindo-se as unidades de vácuo e ar comprimido para unidades comerciais e hospitalares.
Gases para emprego hospitalar
Oxigênio Medicinal:
Salas de internação: 1 ponto cada 2 leitos;
1 ponto p/leito recém nascidos;
1 ponto cada 2 berços;
1 ponto por incubadora;
UTI ou CTI 1 ponto por incubadora:
1 ponto por berço;
1 ponto por leito
Centro Cirúrgico: 1 ponto por incubadora:
1 ponto por berço;
1 ponto por leito;
Centro de Obstetrícia:
Indução; 1 ponto por leito;
Recuperação: 1 ponto por leito;
Ar Comprimido Medicinal:
Sala de inalação 1 ponto por local de atendimento;
Ambulatório: 1 ponto por local de atendimento;
Internação Adultos: 1 ponto cada 2 leitos;
Internação recém-nascidos
1 ponto para cada 4 berços;
1 ponto para cada incubadora;
U.T.I., ou C.T.I. 1 ponto por incubadora;
1 ponto por leito;
1 ponto por berço;
Centro Cirúrgico Geral: 1 ponto por sala:
1 ponto por berço;
1 ponto por berço/indução;
1 ponto por berço/leito recuperação;
Vácuo Clínico:
Internação Geral: 1 ponto cada 2 leitos;
1 ponto por leito isolado;
Recém Nascidos: 1 ponto por incubadora;
1 ponto por berço;
1 ponto por leito;
U.T.I ou C.T.I. 1 ponto por incubadora;
1 ponto por berço;
1 ponto por leito;
Cirurgia:
Sala Indução: 1 ponto por leito;
Sala recuperação: 1 ponto por leito;
Obstetrícia: 1 ponto por berço;
1 ponto por incubadora;
1 ponto por sala de parto;
1 ponto para sala de cirurgia;
1 ponto para sala de indução;
1 ponto para sala de recuperação;
Óxido Nitroso (Protóxido de Azoto):
Centro Cirúrgico: 1 ponto por sala;
Centro de Obstetrícia: 1 ponto por sala de cirurgia;
1 ponto por sala de parto;
1 ponto por sala de Raios-X;
Vácuo de Limpeza:
Sala de Necropsia: 1 ponto;
Sala de Anatomia Patológica:
1 ponto por unidade de exame;
Oficinas de Manutenção: 1 ponto para cada tipo de serviço;
Ar Comprimido Industrial:
Central de Material Esterilizado:
1 ponto por autoclave ;
Lavanderia: 1 ponto por caldeira;
Oficina: 1 ponto para cada tipo de utilização.
073 – Instalações Mecânicas – Exaustão:
Este título compreende unidades de custo específicas para todos os tipos de exaustão domiciliar, comercial e industrial, com rede de dutos, máquinas e equipamentos, assim como sistemas de proteção e isolamento, inclusive equipamentos para tratamento de lixo, tais como compactadores e incineradores, estes somente em áreas hospitalares, inclusive sistemas elétricos de motores nas várias capacidades e tipos relacionados diretamente com o dimensionamento e volume das áreas de exaustão.

074 – Instalações Mecânicas – Cozinhas:
Este item engloba unidades de custos analíticas, especificamente destinadas a cozinhas industriais, suas máquinas, equipamentos, acessórios e redes de alimentação de água, energia e gases, tanto para edificações públicas como particulares.
075 – Instalações Mecânicas – Lavanderias:
Especificamente para unidades industriais e hospitalares, este item engloba uma série de equipamentos e acessórios típicos de tal atividade, com os complementos e acessórios necessários a operacionalidade dos mesmos, classificados em relação as diferentes volumes e capacidades de trabalho.
076 – Instalações Mecânicas – Esterilização:
Este título reúne unidades industrializadas basicamente para utilização hospitalar, assim como suas respectivas redes de alimentação e operação elétrica, de água esgoto, gases, vácuo e ar comprimido.
077 – Instalações Mecânicas – Bombas:
Para unidades de habitação familiar, comercial ou industrial, conjunto de bombas com várias capacidades de aspiração e esgotamento, de acionamento por motores elétricos, a gasolina ou Diesel , inclusive tipos especiais submersíveis para esgotamento de matéria fecal e trabalhos de saneamento.
078 – Aterramentos :
Este título reúne completo grupo de composições de custos, abrangendo todos os estágios de serviços, especificamente em relação a diversos tipos de materiais, conexões, sistemas de isolamento, cabos e demais acessórios, incluindo-se todos os tipos de sistema de aterramento , englobando materiais, serviços e mão-de-obra.
080 – Instalações Mecânicas – Elevadores e Monta-Cargas :
Calculados em relação a cada "parada", por pavimento, elevadores sociais e de serviço, dentro da mais variada gama de especificações, acabamentos e capacidades de carga, abrangendo aplicação residencial, comercial e industrial, inclusive com discriminação específica em relação a emprego em shopping centers, unidades hospitalares com porta-macas , unidades externas com aplicação panorâmica, assim como escadas-rolantes em diversos níveis, esteiras rolantes para shopping centers e supermercados, monta-cargas e monta-pratos em diversas capacidades.


090 – Paredes e Painéis:
Para este item, nos levantamentos de áreas, volumes e quantidades contidos em projetos, é conveniente a observação aos critérios que adiante se especificam:
Alvenarias :
A área de levantamento deve ser o perímetro das paredes multiplicado pelo seu pé direito, sem descontos de vãos inferiores a 2,0 m2 para paredes de tijolos cerâmicos de barro 10x20x20cm ou 10x20x30cm ou tijolos maciços. Para paredes com blocos de concreto, COM desconto de vãos.
Bonecas e Apertos:
Ö perímetro multiplicado por 0,20m.
Nos levantamentos de áreas, volumes e quantidades, observar os vários tipos de espessuras de alvenarias e divisórias contidas em projeto, utilizando a composição de custo adequada para cada caso, inclusive com o cuidado de utilizar o método construtivo usual do local de obras. Por exemplo, um serviço de assentamento de tijolos pode ser feito com argamassa mista de cal, areia e cimento na Região Sul do Brasil. Argamassas de cimento e saibro – ou barro – são comumente utilizadas no Rio de Janeiro e demais estados do norte. Na Bahia, por exemplo, o nome do saibro é arenoso". Existem no arquivo de composições de custos, unidades específicas para todos os tipos de aplicação.
Da mesma forma, para divisórias, todo o elenco de materiais atualmente existentes está disponível no arquivo geral, assim como, quando se especificam muros divisórios, os vários tipos existentes, desde os convencionais até os prefabricados, tem suas composições disponíveis.
100 – Telhados e Coberturas:
Neste item, as unidades de custos abrangem os vários tipos de coberturas existentes no mercado, assim como os diversos módulos estruturais que as suportam, sejam de madeira, metálicas, em treliça industrial ou pre-moldados estruturais
A área efetiva de recobrimento se procede com a adoção do seguinte critério:
Área de recobrimento:
Fibrocimento área de planta x 1,05;
Telha marselha área de planta x 1,25;
Telha colonial área de planta x 1,35;
Telhas metálicas área de planta x 1,10
110 – Esquadrias de Madeira:
Os caixilhos e esquadrias de madeira, em suas diversas especificações e tipos de utilização devem ser levantados, de acordo com os projetos, dentro do seguinte critério:
1 – área: pela medida total desenvolvida;
2 - colocação: por unidade
As diversas unidades de composições de custos compreendem vários tipos de aplicação para portas e caixilhos, contados por unidades perfeitamente identificáveis ou por metros quadrados.
Na composição de custos, conforme se discrimina no título de cada uma, podem estar contidos todos os insumos relativos à mesma e, em alguns casos, inclusive, os vários tipos de ferragens, devidamente especificados.

111 – Esquadrias de Ferro:
As unidades de Composições de Custos, neste item, obedecem aos critérios contidos e descritos no item anterior. No caso de caixilhos metálicos, entretanto, é dispensada a aplicação de tacos de fixação pois os mesmos já vem providos de elementos de fixação denominados – asa de andorinha, além de, na maioria dos casos, já estarem equipados com ferragens específicas.

112 – Esquadrias de Alumínio:
Nas esquadrias ou caixilhos de alumínio, sua área é determinada pelas suas medidas externas e já vem fornecidas com os respectivos grampos de fixação, assim como os diversos tipos de ferragens, de abrir, basculantes , pivotantes ou de correr.
Normalmente, estes caixilhos são colocados na obra pelo próprio fornecedor. Entretanto, nas composições de Custos existem os coeficientes de mão-de-obra necessária ao cronograma de obras.
113 – Esquadrias Especiais:
Este item engloba caixilhos e esquadrias de aplicação especial, tais como portas corta-fogo , e corta-som , unidades para tipo de proteção especial, de correr pivotantes ou basculantes unidades de controle de público, cancelas de veículos, portas de segurança bancária e outras unidades dentro das disposições contidas em projetos.
120 – Revestimentos Internos:
Critérios de medição:
Nos chapiscos deverá ser considerada a área dos tetos, acrescidos de 20% para vigas, pilares e cintas de concreto;
Chapiscos de alvenaria: área efetiva de recobrimento.
Emboço e reboco: tetos e paredes, sem descontos de vãos inferiores a 2,0m2 em cada face.
Azulejos e cerâmicas: Aplicação sem descontos de vãos inferiores a 1,50m2;
Revestimentos em mármore ou granito: Sem desconto de vãos inferiores a 1,50m2;
Revestimento em Lambris de madeira: Sem desconto de vãos inferiores a 2,0m2;
Revestimento de Pastilhas: ídem;
Revestimento em Papel de Parede: Sem desconto de vãos inferiores a 2,0m2.
121 – Revestimentos Externos:
Adotam-se os mesmos critérios do item anterior
130 – Soleiras, Rodapés e Peitoris:
Rodapés, perímetro, descontados todos os vãos;
Soleiras e Peitoris: em metros lineares, adicionam-se por vão, 10 cm.;
Juntas de dilatação: para pisos de marmorite ou granitina, assim como granito, multiplica-se a área do piso por 4.. Poderá ser adotado idêntico procedimento para pisos em cimentado com painéis.
Chapins: perímetro, sem desconto de vãos;
Tabeiras: perímetro, sem desconto de vãos

140 – Ferragens:
Esquadrias e Caixilhos de Madeira:
Apropriação correspondente a um conjunto completo de ferragens para cada unidade
Esquadrias e Caixilhos de Ferro:
Usualmente, as ferragens são fornecidas pelo fabricante. As Composições de custos adotam o critério de compor os insumos da mão-de-obra para completar os dados necessários ao cronograma de obras.
Esquadrias e Caixilharia de Alumínio:
Ídem, em relação ao item anterior.
Caixilharia e Esquadrias especiais:
Ídem, o mesmo critério anterior.
150 – Vidros:
Usualmente, todos os vidros são colocados em caixilhos pelo próprio fornecedor.
A área de vidros é contada em relação exata da área desenvolvida pelo caixilho, sem desconto de vãos..
Da mesma forma, nas composições de Custos são aplicados os coeficientes da mão-de-obra, para a finalidade de compor os valores que deverão constar no Cronograma de Obras.

160 – Tratamentos e Impermeabilizações:
O levantamento de áreas, nesta unidade de trabalho, deve ser contada em números integrais, sem descontos de vãos. Nos pavimentos onde existirá impermeabilização, seja qual for o seu tipo, devem ser considerados – como rodapés – o mínimo 20 centímetros em todo o perímetro (Abas Laterais).
Impermeabilização a base de elastômeros deve sofrer acréscimo, em relação ao levantamento da área efetiva, em 5%.

170 – Pavimentações Internas:
Pisos em Geral:
Consideram-se áreas efetivas dos paramentos, sem descontos de vãos, para qualquer tipo de material ou revestimento.
Escadas:
Áreas efetivas desenvolvidas, englobando piso e espelho, sem descontos de vãos para qualquer tipo de acabamento ou materiais.
No arquivo de composições de custos estão consideradas unidades para Contrapisos, dimensionados de acordo com o tipo de piso especificado.

171 – Pavimentação Externa:
Os critérios de pavimentações externas são idênticos aos do item anterior.:
171 – Urbanização:
Este item engloba os mais variados serviços, e usualmente referem-se a especificações diretamente relacionadas a serviços de utilização pública, vias de acesso e tratamentos especiais.
As áreas, volumes e quantidades devem ser levantadas, adotando-se os seus valores efetivos, sem acréscimos e sem descontos.
Todos os serviços referentes a pavimentações devem ter o cuidado de serem compostos em conjunto cos os elementos de sub-base no preparo de leitos e bases para receber os diferentes tipos de pavimentação.
O arquivo é composto por unidades de trabalho relativas a Saneamento, com linhas de dutos de esgotamento e, da mesma forma, linhas de abastecimento de água potável, de escoamento de águas pluviais, com interligações de caixas diversas em relação a cada tipo de obra.
180 – Pinturas:
Para o levantamento dos custos unitários dos serviços que compõe este item, deverá ser observado o seguinte critério:
Pintura PVA: sem descontos de vãos inferiores a 2,0m2
Pintura Acrílica: sem descontos de vãos inferiores a 2,0m2;
Pintura a óleo:
Madeira: Sem descontos de vãos;
Ferro: sem desconto de vãos;
Reboco: Sem desconto de vãos inferiores a 2,0m2
Pintura esmalte:
Aço: sem desconto de vãos;
Madeira: sem desconto de vãos inferiores a 2,0m2;
Reboco: sem desconto de vãos inferiores a 2,0m2
Pintura em Caiação: Sem desconto de vãos inferiores a 4,0m2
Venezianas: de Aço ou Madeira: multiplicar a área x 4 ;
Portas madeira ou aço: multiplicar área x 3;
Caixilhos com veneziana: multiplicar área x 5;
Grades e Telas de ferro: multiplicar área x 3;
Sancas e Florões: para óleo, multiplicar perímetro x 1,5;
Nota: o mesmo critério se aplica nas medições das áreas destinadas ao preparo de áreas relativas a paredes, assim como portas, janelas e caixilhos em geral.

190 – Aparelhos Sanitários:
Nos aparelhos sanitários, inclusive ao que refere a ferragens e complementos, a colocação é determinada por unidade. Em qualquer caso, adota-se a separação por itens, de acordo com a finalidade de uso de cada unidade. Nas composições de custos já estão considerados os coeficientes referentes a utilização da mão-de-obra necessária para cada tipo de aparelho.
200 – Elementos Decorativos:
Componente de qualquer obra, são de uso comum em áreas comunitárias e de acesso privativo ou público. As unidades de composições de custos tem sua identificação claramente definida na formação de seus diversos títulos.
201 – Ajardinamentos:
Absolutamente necessários na complementação dos custos gerais de obras, estas unidades fazem parte de arquivo selecionado, em vários tipos de aplicação, com sua nomenclatura latina, acompanhada de sua interpretação usual correspondente, em português, juntamente com a indicação de suas unidades de medidas. É importante sejam estes itens diretamente levantados em projetos específicos.
202 – Mobiliário:
Este título abrange composições de custos relativas a acabamentos específicos em determinados projetos, principalmente em áreas de utilização pública, referindo-se a balcões diversos, bancos, mobiliário urbano e, em alguns casos, em mobiliário ligado ao recebimento de correspondência. O arquivo de composições de custos está organizado de forma a atender a estas disposições, em sua maior parte.
210 – Limpeza:
Nos levantamentos de áreas, volumes e quantidades contidos em projetos, separar as áreas de revestimentos cerâmicos e de azulejos em paredes, inclusive pastilhas e laminados, áreas de revestimento de mármore ou granito, pisos e pavimentos identificados, vidros, unidades de aparelhos sanitários e cobogós.
Para o Canteiro de Obras, determinar as desmoldagens dos vários itens de instalação, tais como torres de elevação, esteiras, calhas de lixo, telas de proteção e outros.
Para remoções de entulho de obras, é conveniente obedecer a tecnologia de aplicação de materiais adotada no local, como se simplifica:
Para obras com argamassas de cimento, cal e areia: 0,04% do total de m2 da obra;
Para obras com argamassa de cimento e saibro, 0,l0% do total de m2 da obra.
Este item compões unidades para teste e limpeza de aparelhos sanitários, que devem ser contados por unidade, assim como testes de verificação de funcionamento hidráulico e elétrico que, igualmente são contados por unidades.

220 – Entrega da Obra:
Este item se refere a ligações definitivas de água, luz, força, esgotos, gás, igualmente para todos os equipamentos de instalações mecânicas, cuja unidade de medida refere-se ao total de m2 da obra, em todos os casos.

CRONOGRAMA DE OBRAS
O Cronograma de Obras é o resultado da operação de Orçamento ou Estimativa de obras com o emprego de Composições de Custos Analíticas onde a participação da mão-de-obra é parte integrante de cada unidade de custos.
Independentemente do emprego de sistemas diversos disponíveis por meios magnéticos onde, infelizmente até os dias de hoje, as linhas do Gráfico de Gantt ainda tem que obedecer ao comando do técnico que dele se utiliza, adiante, para maior facilidade, fazemos a discriminação dos valores que compõe a carga de homens/hora para materiais e serviços nos vários estágios de obras:

TRABALHOS EM TERRA: HOMENS/HORA UNIDADE
Escavações manuais 3,8 m3
Estacarias:
Concreto 8,0 m
Tubulões 36,0 m
Metálicas 12,2 m
Madeira 6,6 m
INFRA E SUPRAESTRUTURA
Concreto 22,2 m3
Armações 8,8 s/m3
Formas 38,4 s/m3
Desmoldagens 9,6 s/m3
Topo de estacas 2,2 un
HIDRÁULICA
AGUA: CONEXÕES TUBOS
Galvanizado 1,6 un 0,8 – m
PVC 0,8 un 0,3 – m
Cobre 2,0 un 0,6 – m
ESGOTOS:
PVC 2,6 un 0,3 – m
Ferro fundido 3,2 un 1,8 – m
AGUAS PLUVIAIS:
PVC 2,6 un 1,2 – m
Ferro fundido 5,6 un 2,2 – m
ELETRICIDADE:
Luminárias (ponto)
Eletr.galvanizados 3,2 ponto
Eletr.PVC 1,3 ponto
Tomadas:
Galvanizado/esmaltado 1,6 ponto
PVC 1,2 ponto
Cabos:
Baixa tensão 0,006 m
Alta tensão 0,12 m
Quadros
Baixa tensão 6,0 un
Alta Tensão 12,0 un
Serviços
Entrada de força
BT 200,0 un
AT 480,0 un
Transformadores
BT 520,0 un
AT 660,0 un
Cabine 800,0 un
Unidades de Medição 18,0 un
AR CONDICIONADO
TR - 180,0 p/TR
Nota:
1 TR = 53m3 para Edificações Comerciais
1 TR = 32 m3 para Edificações residenciais
INSTALAÇÕES MECANICAS:
Elevadores:
Por pavimento 160,0 un
Escadas Rolantes 240,0 un
Esteiras Rolantes 280,0 un
Monta-Cargas/Monta Pratos 80,0 p/parada
Ar Comprimido 12,0 p/ponto
ALVENARIAS (homens/hora p/m2) Espessura 10cm Espessura 20cm
Tijolos cerâmicos vazados 10cm 2,26 2,75
Blocos de Concreto 0,86 0,98
Gesso 0,42 —
Tijolos maciços 2,90 5,68
Concreto Celular 0,70 —
Divisórias Premoldadas 3,80 —
COBERTURAS:
Madeiramento de 1 água 18,2 m2
Madeiramento de 2 águas 23,6 m2
Madeiramento de 4 águas 32,4 m2
Telhamento:
Cerâmica 26,0 m2
Fibrocimento 12,0 m2
Perfis de aço 8,2 m2
Alumínio Ondulado 7,6 m2
Translúcidas 11,4 m2
CAIXILHARIA:
Nota: para efeito de Cronograma, consideram-se portas e janelas como unidades individuais.
Madeira 16,0 un
Ferro 18,0 un
Alumínio 22,0 un
REVESTIMENTOS (homens/hora por m2)
Chapisco 0,80 m2
Embôço 1,80 m2
Rebôco 0,90 m2
Azulejos 2,20 m2
Mármore e Granito 3,80 m2
Marmorite 3,10 m2
Gesso (em forro) 1,10 m2
Laminados 0,80 m2
Cerâmicas até 20x20cm 1,80 m2
Acima de 20x20cm 1,35 m2
VIDROS
Lisos 1,60 m2
Cristais acima de 4mm 2,80 m2
Temperados 8 a 10mm 4,60 m2
IMPERMEABILIZAÇÕES
Simples 2,80 m2
Membrana
A quente 16,20 m2
A frio 9,40 m2
PAVIMENTAÇÕES
Marmorite ou Granilite 4,60 m2
Mármore ou Granito 4,20 m2
Tacos de madeira 16,40 m2
Soalhos de madeira 10 a 20cm 12,40 m2
Cerâmicas (20x20 ou 30x30cm) 2,30 m2
(33x33 até 40x40cm) l,60 m2
Tapetes 0,40 m2
Contrapiso (até 3,0cm) 1,80 m2
PINTURAS
Preparo de Paredes para PVA 1,10 m2
Preparo de Tetos para PVA 1,60 m2
Preparo de caixilhos de madeira:
Para óleo/esmalte 2,60 m2
Para verniz 1,20 m2
Acabamentos
Paredes em Pva 2,20 m2
Tetos em Pva 2,60 m2
Paredes em Acrílico 1,90 m2
Tetos em Acrílico 2,30 m2
APARELHOS SANITÁRIOS
Vaso sanitário caixa acoplada 5,20 un
Vaso sanitário convencional 4,80 un
Lavatório com coluna 3,60 un
Lavatório de parede 3,20 un
Lavatório oval em banca 4,80 un
Banca de mármore ou granito 4,20 m2
Bidê com ducha 6,20 un
Ducha de lavagem 3,20 un
Chuveiro água fria 4,10 un
Chuveiro água quente 5,60 un
LIMPEZA DA OBRA
Edificações multifamiliares 2,60 h/hora m2
Edificações comerciais 2,20 h/hora m2
SERVIÇOS COMPLEMENTARES
(Para Edificações em geral, em homens/hora por unidade)
Entrada de Força e Luz 260,0 un
Ligações:
Energia 180,0 un
Telefone 150,0 un
Gás 240,0 un
Água 70,0 un
Esgotos 270,0 un
NOTA:
Os números acima descritos servem como base de referência para o controle da organização ou o exame de cronogramas de obras. Naturalmente, obra–a–obra as situações podem ter outro comportamento, de acordo com a aplicação de composições de custos analíticas para cada estágio de serviços.
Fonte:aqui

0 comentários:

Postar um comentário

Comentem!