quinta-feira, 10 de março de 2011

Como Calcular a Quantidade de Tinta?

É um das dúvidas que mais pesam na hora de pintar a casa: QUANTA TINTA DEVO COMPRAR?

O cálculo para se saber a quantidade aproximada de tinta é simples e só precisa de algumas variáveis para se descobrir a quantidade de tinta que se deve comprar.

Primeirmente se muna de uma trena (de preferência de cinco metros ou mais), calculadora, papel e lápis.


Meça todas as paredes de todos os cômodos da casa. Por exemplo, no quarto meça a largura e a altura de cada parede e anote no papel. Faça isso em todos os cômodos. Lembre-se que cozinha e banheiro geralmente são revestidos de cerâmica não necessitando de pintura, com exceção do teto.

De posse dessas medidas multiplique a altura X largura de cada parede. Faça isso com as medidas de todas as paredes e no final some todos os resultados. O resultado final é a metragem quadrada da soma de todas as paredes a serem pintadas.

Por exemplo, um quarto com duas paredes de 4mx3m e duas de 3mx3m (sendo 3m a altura) terá um total de 42 m². (4x3=12x2=24; 3x3=9x2=18; 24+18=42)

Após ter o valor total da metragem quadrada das paredes a serem pintadas, multiplique o resultado pela quantidade de demãos que serão usadas.


DICA: se a cor escolhida for a mesma da existente e a parede só apresntar pequenas sujeiras de poeira ou desgaste natural, uma demão é o suficiente. Se a parede contiver várias manchas de sujeira, mãos, pequenas fissuras, etc, duas demãos serão necessárias. Se, no entanto, você for mudar a cor por uma mais clara ou de tom diferente, ou se a parede tiver desgastada, com gorduras misturadas a poeira e outras sujeiras, serão necessárias três demãos. Outro caso em que três demãos são exigidas, é quando se remove molduras ou outro objeto que esteja fixado a parede com massa ou gesso.

No site da revista Arquitetura e Construção tem uma calculadora própria para calcular a quantidade de tinta necessária para a pintura da casa.

Na lata da tinta de cada fabricante está impresso o rendimento da tinta. Em média podemos usar um galão para 40 m² de parede com uma demão.

0 comentários:

Postar um comentário

Comentem!