quarta-feira, 6 de junho de 2012

Explorando conteúdos matemáticos envolvidos na construção de uma casa

Crédito da imagem: www.mafeking.com.br

Segue abaixo mais uma super apostila sobre construção, que aborda várias situações ligadas à construção de uma casa e o modo prático de ser executada a construção. 
Muito explicativa! Aprovadíssima! 
Aproveitem!







Sergio da Silva Cambiriba
Dante Alves Medeiros Filho**
Resumo:
As teorias de ensino e aprendizagem contemporâneas
enfatizam que a
aprendizagem escolar é favorecida quando os conteúdos são trabalhados de forma
contextualizada ao aprendiz. Esta consideração torna-se mais evidente à medida
que avança a idade, pois, cresce a cada dia o número de suas experiências sociais.
Neste sentido é que no presente trabalho foram desenvolvidos alguns conteúdos
matemáticos com alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA-PR) de forma
contextualizada, utilizando para tal a construção de uma pequena residência em
alvenaria. Neste empreendimento foram destacadas várias situações ligadas à
construção da casa que envolviam um saber prático e que poderiam ser trabalhados
a partir da observação do problema em direção a sua teorização.

Palavras-chave: Etnomatemática. Conteúdos Matemáticos. Construção de uma
Casa. Pedreiro

Destaques do conteúdo:
  • AS ETAPAS NA CONSTRUÇÃO DE UMA CASA E A MATEMÁTICA ENVOLVIDA
NAS MESMAS
  • O uso do teorema de Pitágoras pelo pedreiro
  • O alicerce da casa e o metro cúbico
  • O levantamento das paredes e a área dos tijolos
  • A tesoura do telhado e a cobertura da casa
  • A colocação dos pisos e o revestimento das paredes
  • IMPLEMENTAÇÃO DA PROPOSTA NA ESCOLA
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
____________. Avanços e dificuldades no cotidiano do ensino virtual: relato de uma
experiência em conceitos científico-matemáticos. In: Anais do VII ENEM – em CD
ROM – Rio de Janeiro: UFRJ, 19-23/07/2002.
BONGIOVANNI et ali, Vicenzo. Histórias de matemática e de vida. São Paulo:
Editora Ática, 1992.BICA, Liliane C. Etnomatemática: Alguns conhecimentos matemáticos usados
nas práticas profissionais de um pedreiro e um eletricista. Uruguaiana, 2008.
Disponível em:
http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/graduacao/article/view/4136.
BRASIL. PCNs – Parâmetros curriculares nacionais. Brasília: Ministério da
Educação,1998.
CARRAHER, Terezinha N. et al. Na vida dez, na escola zero. São Paulo: Cortez,
1988.
CRUZ, José Luiz Carvalho da. Projeto araribá: ciências – ensino fundamental.
São Paulo: Editora Moderna, 2006.
D’AMBRÓSIO, Ubiratan. Etnomatemática: elo entre as tradições e a
modernidade. 2. ed. 2. reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
GUELLI, Oscar. Contando a história da matemática - vol. 6. São Paulo: Editora
Ática, 1993.
IMENES, Luiz Márcio. Descobrindo o teorema de pitágoras. Coleção Vivendo a
Matemática.  São Paulo: Editora Scipione, 1987.
MACHADO, Nilson José. Medindo comprimentos. Coleção vivendo a
matemática. São Paulo: Editora Scipione, 1987.
TELECURSO 2000. Matemática – 2 Grau, vol. 2. São Paulo: Editora Globo. 1995

Veja a apostila on-line clicando AQUI

Comentem!

4 comentários:

Anônimo disse...

TÈDIO!!!!NE PESSOAL

Unknown disse...

Caro amigo, o conteúdo da apostila anteriormente era para ser baixado. Agora disponibilizo a mesma apostila com visualização on-line.
Essa apostila é boa e objetiva para iniciantes em de Edificações!

Abraço!

Anônimo disse...

Não está abrindo a apostila...há erro!

Unknown disse...

Amigo, testei o link e abriu normalmente.

Link:
https://skydrive.live.com/?cid=efec455882f67a0a&id=EFEC455882F67A0A%21552

Postar um comentário

Comentem!