segunda-feira, 13 de junho de 2011

Planejamento para o seu Projeto Final - Faça o correto e passe na apresentação!

Elaboração dos projetos construtivos
Os projetos que devem ser elaborados de modo a definir todos os procedimentos construtivos classificam-se como:
• projeto de arquitetura;
• projeto das estruturas;
• projeto das instalações (elétrica, hidráulica, sanitária, etc).
Cada um desses projetos é constituído por uma parte gráfica (plantas) e por uma parte descritiva (especificação técnica ou caderno de encargos e memorial de cálculo).


Projeto de arquitetura
O projeto arquitetônico tem grande importância por que, além do seu aspecto primordial de concepção, é por meio dele que se obtém junto aos órgãos municipais a licença de obra (alvará de construção), o qual é o documento legal que autoriza o construtor a dar início à obra. Quando da elaboração do projeto de arquitetura, além de todos os aspectos funcionais referentes ao destino da obra, tem-se que ter sempre em mente que ele deve obedecer ao Código de Obras Municipal.
O projeto de arquitetura se compõe das seguintes plantas:
• planta (s) baixa;
• cortes (longitudinal e transversal);
• fachada (s);
• planta de cobertura;
• planta de situação;
• planta de detalhes.
A planta baixa é o desenho que fornece o maior número de informações arquitetônicas sobre a edificação a ser construída. Corresponde ao corte de um plano horizontal, que passa num nível acima dos peitoris das janelas.
Na planta baixa deve constar:
• disposição e dimensões (cotas) dos cômodos, bem como o esquema de circulação entre eles;
• disposição e dimensões dos vãos de acesso (portas) e dos vãos de iluminação e ventilação (janelas);
• espessuras das paredes;
• indicação do tipo de pisos;
• projeção da cobertura;
• escala do desenho (normalmente 1:100 ou 1:50);
• indicação dos cortes longitudinal e transversal.



Nesta apostila você acabará com todas as suas dúvidas sobre a execução do seu projeto final de arquitetura/Técnico em edificações.
Aprenderá desde os pormenores da planta baixa/esgoto/telhado/elétrica até os pilares e armação.

Excelente apostila!

Páginas: 22
Servidor: Megaupload
Créditos: Técnica das Construções Edmundo Rodrigues




DICAS

Os dez mandamentos para uma excelente apresentação de monografia e eventos
by Sinara Duarte
  1. Não desleixe da aparência jamais. Na apresentação de monografias ou outros eventos todo cuidado é pouco. O momento requer um vestuário simples e formal, nada muito exagerado. As mulheres evitem decotes generosos, saias muito curtas, maquiagem carregada, transparências, afinal o que está em jogo não é a sedução. Os homens, devem dar preferência a camisas de tons neutros, como o branco, cinza, tons claros de outras cores, nada de camisas sem manga ou com propaganda de alguma coisa. Calça deve ser social, sem ser muito justa (estilo Zéze de Camargo e Luciano), jeans se for escuro e sem detalhes chamativos e sapato social. A meia combina com a cor do sapato. A única pessoa que usava meia branca com sapato preto era o Jackson quando tinha nariz e era negro. Agora, se o evento for muito chique pode-se utilizar terno e gravata, de preferência italiana (aquelas pequenas, existem imitações a venda).  Lembre-se que imagem e postura conta muito. Cabeça erguida, coluna ereta demonstra entusiasmo e elegância. Também cuidado com o exagero dos perfumes principalmente para as mulheres e cheiro de cigarro, nada mais desagradável. Se é fumante compulsivo, procure levar alguns chicletes a base de nicotina, faz o mesmo efeito (acalma).
  2. Cheque cedo. Nunca, chegue em cima da hora, quando for se apresentar. Economize stress.  Cheque cedo, se possível, uma hora antes para testar seu pendrive e afins se for usar computador. Se apresentação for pela manhã, acorde mais cedo, para não chegar com cara de sono. Leve bala de menta e água, pois algumas pessoas com o nervosismo, a voz pode faltar.
  3. Cuidado com slides: A maioria das universidades e faculdades estão utilizando-se de datashow e computador, portanto, sempre leve 3 versões,  pois pode ocorrer problemas de compatibilidade de arquivos, assim, nunca é demais ter uma versão em PDF, a maioria dos computadores tem leitor de pdf) e outra em slides (Powerpoint ou Impress) e outra no papel (imprimido) , pois pode ocorrer algum problema técnico com o computador ou mesmo faltar energia elétrica, assim não será prejudicado. Outro detalhe: menos sempre significa mais, portanto, economize nos efeitos especiais, pois dependendo da configuração da máquina, da versão do editor de apresentações podem falhar na hora H. Isso vale para as fontes também. O formato da letra deve ser legível para todos, inclusive aquele senhor sentado na última cadeira. Lembre-se fundo escuro letra clara e vice-versa. Use fontes classicas como arial ou times new roman, nada de letras muito enfeitadas, que só você tem no seu computador.  Cuidado com os famosos erros de digitação! Erro de português é imperdoável! Não use lasers ou apontadores, a não ser que seja legista do CSI e que queira mostrar um detalhe hiper mega  super importante sem o qual ninguém iria entender. Portanto, usar o laser é subestimar a inteligência de sua platéia e da banca examinadora.  Em resumo, a apresentação deve ser clara, sem ser brega (muito efeites ou poluição visual) com pouco texto (somente tópicos), pois importante é o que você vai falar.
  4. Modere seu linguajar. Mesmo que sua apresentação seja entre seus parentes ou amigos, utilize um linguajar culto sem ser rebuscado demais. Não utilize gírias, palavrões, piadinhas,  cuidado com erro de pronúncia, (se não sabe pronunciar procure um sinônimo), gaguejar (demonstra nervosismo, se tem algum problema nesse sentido, procure treinar antes em casa),  fugir do assunto falando de problemas pessoais etc. Se deu um “brancão” volte para os slides com o velho chargão “dando continuidade a apresentação”…. e continue como se nada tivesse acontecido. As vezes o seu erro é imperceptível para a platéia e muito menos para a banca.
  5. Modere seu tom de voz. Não fale baixo demais, pois pode ser entendido como linguagem de sedução, ou pior ninguém vai lhe escutar, nem mesmo quem está na banca. Também evite falar alto demais, pois demonstra desconsideração com o outro. Se desconhece qual seu tom de voz, experimente gravar (a maioria dos celulares vem com o gravador de voz embutido) e escute sua própria voz e saberá distinguir se está exagerado ou baixo demais.
  6. Seja objetivo e mantenha um gestual simples de poucos movimentos. A apresentação é no máximo, 20 vinte minutos, o que significa que pode ser menos. O ideal é se apresentar entre 10 a 15 minutos para e deixar 5 min para intervenção da banca. O que não pode é ultrapassar o tempo, portanto cuidado, teste em casa, usando o cronômetro do seu celular. Evite gesticular demais, ficar passando a mão na cabeça a cada 30 segundos, mexer demais as pernas ou mãos, assim, as pessoas vão prestar mais atenção nos gestos do que na sua fala, além do que demonstra nervosismo e não tranqüilidade.
  7. Procure não ler nada em papéis e mesmo os slides. Fazer a leitura de papéis demonstra que não domina o conteúdo, portanto se esforce em estudar e ler seu trabalho, afinal foi você que fez, não foi? Os slides e retroprojetor é apenas um apoio, você deve ser capaz de falar mesmo sem ele. Outro detalhe os slides devem ter textos curtos (apenas os tópicos, imagens) que ajudem a lembrar do assunto, portanto evite ler somente o que está nos slides, a não ser que seja realmente necessário. Haja com traquilidade, faça uma leitura com entonação. Entre um slide e outro faça um comentário particular (pessoal). Para a apresentação da monografia, a média de slides é entre 12/15. Nada mais do que isso. Não adianta fazer 25 slides, porque não vai dar tempo e fica horrível, ter que passar os slides sem mostrar, demonstra que não teve objetividade.
  8. Mantenha a calma. Algumas pessoas tem medo de se apresentar na frente de outras pessoas por traumas na infância. Se você faz o tipo que tem medo de público, procure assistir a apresentação de outras pessoas, assim saberá o que vai passar. No momento da apresentação, apresente-se a banca educamente (seu nome, nome do curso, nome do orientador e título). Dirija-se a plateia e procure olhar para um ponto neutro (por exemplo, um quadro, um canto da parede) sem que ninguém perceba. Evite olhar para a banca ou para a platéia, pois pode ser influenciado pelos olhares de aprovação ou desaprovação da platéia.
  9. Deslique o celular. Nada mais indelicado na hora de sua apresentação é estar com aquele aparelhinho a tira-colo, pois desconcentra e além do que é uma gafe indesculpável. O toque do celular mesmo na vibração (silencioso) pode cortar o raciocínio e você pode acabar se perdendo na apresentação.
  10. Concentre-se nos resultados e conclusão. Muita gente perde muito tempo na introdução e na revisão de literatura e esquece o mais importante que são os resultados e a conclusão. Na hora da apresentação a banca não se manifesta, somente ao final, com certeza vai fazer comentários, sugerir correções, fazer questionamentos. Isso é normal, inclusive quem tirou dez passou por isso! Ao ser questionado pela banca, JUSTIFIQUE-SE.Nada de ser monossilábico (respondendo apenas sim ou não), ao contrário, você pode defender que o “céu é cor de rosa”, dependendo apenas de sua retórica e de sua justificativa.
Por fim, se alimente bem, relaxe um dia antes, procure dormir oito horas, namore, são apenas 15 minutos que lhe ajudarão pela vida inteira.
Antes, lembre-se que toda apresentação deve ter: (Roteiro da apresentação)
Capa/Apresentação: Nome, orientadora, faculdade, curso (1 slide)
Introdução: Tema (qual o assunto?) Justificativa (por que escolheu este tema?), problemática (qual problema investigou?) objetivos, (qual seu objetivo?) relevância (qual a importância do seu estudo para a comunidade acadêmica e envolvidos?) (2/3 slides)
Revisão de literatura (a contribuição dos principais teóricos) (2/3 slides)
Metodologia (como fez a pesquisa? Local? período? Tipo? mesmo bibliográfica, precisa dizer de onde consultou as fontes). (1 slide)
Resultados e conclusão (Sua resposta ao questionamento inicial) (2/3 slides)
Algumas referências (não precisa ler) 1 (slide)
Agradecimentos rápidos (se quiser pode concluir com um pensamento)(1 Slide)
Uma média de 12/13 slides ta excelente.

2 comentários:

Anônimo disse...

muito bom, vou usar suas dicas !

Franco Carius disse...

POderia por favor reuparo arquivo? Muito obrigado

Postar um comentário

Comentem!