terça-feira, 7 de junho de 2011

Tutorial - Aprenda a usar o comando UCS do Autocad

O comando UCS




AutoCAD reúne no comando UCS - de User Coordinates System - as opções que permitem estabelecer diferentes sistemas de coordenadas espaciais cartesianas, caracterizados por uma posição para o ponto origem do sistema, e a direção dos eixos X, Y e Z, ortogonais entre si.

A importância destes recursos para a modelagem tridimensional é fundamental. Considere o fato que o dispositivo de entrada de coordenadas espaciais dos gráficos no AutoCAD, normalmente o mouse, só se move em duas direções sobre o plano da mesa (plano XY). Criando novos sistemas de coordenadas e, consequentemente mudando a posição e orientação espacial do plano de trabalho XY, tornase possível desenhar em 2D em qualquer plano do espaço de modelagem.

A figura 3 mostra um exemplo. Para desenhar as esquadrias na edificação, foram criados planos de trabalhos coincidentes com as faces das paredes como mostram os ícones. Um terceiro plano de trabalho foi criado na face anterior da cobertura permitindo desenhar o local de uma abertura zenital.

Uma outra situação é a modelagem de uma coluna por revolução como na figura 4. Para o desenho do perfil da coluna é necessário antes de tudo estabelecer um sistema de coordenadas onde o plano XY esteja na vertical. Desta forma
é possível, sem problemas, desenhar o perfil da coluna em 2D, já posicionado na vertical para a criação do sólido.

O mesmo raciocínio aplica-se a extrusão de um perfil que não pertença a um plano horizontal. Através do comando UCS é possível criar perfis 2D em um plano qualquer no espaço de modelagem para a construção de sólidos.


Na figura 5 vê-se uma parede com forma não retangular modelada através da extrusão de seu perfil desenhado em 2d no plano XY, posicionado na vertical. A abertura circular foi desenhada no mesmo plano com o comando círculo, extrudada e subtraída do pano de parede.


Na figura 6 mais um exemplo. O plano de trabalho XY está inclinado em relação ao plano de terra. Neste sistema de coordenadas foi desenhado o contorno do telhado e criado o sólido através de uma extrusão simples. 








BAIXAR:


1 comentários:

Anônimo disse...

É bom postar os arquivos no 4shared

Postar um comentário

Comentem!