quarta-feira, 1 de junho de 2011

Arquitetura Conceito: Galleria Centercity

Tradução Automática: É o chamado Centercity Galleria em Cheonan Coréia do Sul, destinado a dar resposta ao actual clima de varejo da Ásia. É uma grande loja de departamento que também funciona como um local de encontro social um semi-cultural - um museu se você quiser.

Ao invés de ser o resultado de uma abordagem prescritiva padrão crítica, a concepção do Galleria é baseado na observação de tendências comportamentais atuais em grandes espaços comerciais. Particularmente no Sudeste Asiático, lojas de departamento têm uma função altamente social, as pessoas se encontram, se reúnem, comem, bebem e ambos loja loja e janela nesses locais. A loja de departamento já não é apenas um espaço comercial, que agora oferece o arquiteto a oportunidade de consolidar e expandir a experiência social e cultural do visitante. Se hoje estamos vendo o museu como um supermercado, então também estamos vendo agora a loja de departamento como um museu.
O exterior é um espetáculo para ser admirado. As fachadas de dupla camada são articuladas em um trompe l'padrão oeuil de montantes verticais. As linhas verticais na fachada fazer a escala do edifício ilegíveis, não contém três níveis de piso, ou quinze anos? No interior, este jogo com escala e dimensão é continuação de uma maneira que é pelo menos tão radical quanto o exterior. Ao entrar, a loja de departamento é revelado como um espaço em camadas e variada, que incentiva a investigação e se desdobra como você passar e até o prédio.
Programática, o Cheonan Galleria incorpora uma série de espaços culturais e públicos, incluindo uma arte e um centro cultural e uma sala vip. Na cave, uma praça de alimentação e supermercados especializados constituem outro destino distintos dentro do prédio, que é simultaneamente integrada com a estratégia global de design.
O tema principal de arquitectura para a Cheonan Galleria é o de fluxo dinâmico. Esta é encontrada tanto dentro como fora. A arquitetura do prédio 66.000 m ² responde à sua posição central, apresentando um aspecto deliberadamente mutável all-around. efeitos Moiré, iluminação especial e animações garantir que a muda de aparência fora constantemente.
A fachada dupla camada inclui o edifício, com uma série de aberturas estratégicas incorporadas a fachada interna aberturas layer.These fornecer luz para o interior. Ao mesmo tempo, as lamelas de fachada exterior, evitar a luz solar direta de entrar no edifício, garantindo um ambiente mais frio, enquanto o uso de acabamentos branco em todo o interior minimiza a necessidade de iluminação artificial.
O interior deriva seu caráter a partir do acúmulo de planaltos arredondados em longas colunas. A repetição de curvas, reforçado pela iluminação de tira enrolada nos tectos das plataformas, o personagem dá seu interior distintivo. Quatro empilhados clusters programa, abrangendo cada três andares e contendo planaltos público, estão ligados ao vazio central. Esta organização impulsiona um fluxo de pessoas fluentes a montante através da construção, a partir do átrio piso térreo para o terraço. Como os platôs são posicionados de forma rotativa no espaço, elas permitem que o espaço central para abranger encontrar maneira, a circulação vertical, orientação e atuar como principal atrativo da loja de departamento. As conexões espacial e visual no espaço são projetados para gerar um ambiente alegre e estimulante, no qual o usuário é central.
A estratégia para o gabinete de construção consiste em criar uma ilusão de ótica. Durante o dia, o prédio tem uma aparência monocromática reflexivo, enquanto na noite de cores suaves são usados ​​para gerar ondas de luz colorida em toda a superfície em grande escala iluminado. O projeto de iluminação foi desenvolvido em paralelo com a arquitetura e capitaliza sobre a estrutura fachada de dupla camada. Animações geradas por computador especialmente desenhado por UNStudio são incorporadas ao projeto de iluminação e se referem a temas relacionados com a loja de departamento, como moda, eventos, arte e vida pública.
Ao invés de criar uma plataforma para um efeito de outdoor composto de múltiplas identidades de marca individual, o conteúdo temático animado da fachada multimédia totalmente integrada permite uma abordagem mais holística e site-oriented urbana para a marca.
Fotografia: Christian Richter e Kim Jong-kwan
Designer: UNStudio














Fonte:yankodesign.com

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