quarta-feira, 20 de junho de 2012

Curso de Gestão e Gerenciamento de Obra


Planejamento e Orçamento de obras, essa é uma função muito importante em um escritório de Engenharia, que ao meu ver, é o cérebro da obra, pois a partir de uma boa análise nos projetos, memorial descritivo, caderno de encargo e especificações complementares podemos determinar se tal obra será vantajosa para a empresa ou não.

Há quem prefira usar um bom programa para orçar uma obra, como por exemplo o Orçar, ou o Rio Custos, entre outros, que são realmente muito bons. Mas, eu prefiro mesmo o bom e velho Excel com todas as suas funções e fórmulas, "proc's" e tudo o mais. Na verdade nem toda empresa trabalha com programas específicos de orçamento, sendo necessário que o Técnico em Edificações, Engenheiro ou Arquiteto tenha um bom conhecimento do Excel. Aqui no blog temos apostilas de informática e caso você queira baixar poderá acessar a página de Informática clicando AQUI


Para melhorar o seu conhecimento sobre Gestão e Gerenciamento de uma obras, indico uma ótima apostila, da abc.org , que ajudará muito caso você venha a trabalhar em um escritório de engenharia ou até mesmo caso queira trabalhar por conta própria fazendo planilhas orçamentárias e medições.

Aproveitem!

DOWNLOAD


Páginas: 44
Tamanho: 670.49 KB
(Link Atualizado em 20/06/2012)


Link externo clique AQUI

Uma outra ótima apostila sobre planejamento de obra encontra-se no link daqui do blog a seguir: http://materiadocurso.blogspot.com/2011/06/planejamento-de-um-orcamento-e-sua.html

fonte:http://www.abcp.org.br/comunidades/goiania/download/pm_curso_capacit/CursoPlanejamento.pdf

5 comentários:

Unknown disse...

Não consegui baixar no link acima. Poderia atualizar o mesmo?

Desde já agradeço,
Néia

Unknown disse...

Olá amigo!

Atualizei o link, poderá visualizar on-line apenas ou se preferir baixar.

Bons Estudos!

Abraço para todos!

Fábio

Mauro disse...

Não dá pra baixar. O link de DOWNLOAD não está ativo... Talvez eu não tenha entendido o que vc quis dizer com "Atualizei o link, poderá visualizar on-line apenas ou se preferir baixar".
Afinal, é apenas On-Line ou Baixar?

Unknown disse...

Olá amigo Mauro!

O link que estava disponível era do Google Docs, que só permite o download da apostila caso você seja cadastrado no google docs/produto google(gmail, blogger, etc.). Como nem todos os usuários do site tem conta no Google,removi o link e acrescentei o link de outro servidor com a apostila on-line também mas com a opção de download ativa para todos sem a necessidade de login e senha.

Espero ter resolvido e ajudado!

Bom estudo! Abraço!

Fábio

Unknown disse...

Grato

Baixei as duas apostilas mencionadas. Clicando somente no link, o qual abre nova aba.

Postar um comentário

Comentem!