quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Brise-Soleil e a arquitetura moderna


brise-soleil (expressão francesa cuja tradução literal seria quebra-sol, embora seja comum a utilização apenas da palavra brise em português) é um dispositivo arquitetônicoutilizado para impedir a incidência direta de radiação solar nos interiores de um edifício, de forma a evitar aí a manifestação de um calor excessivo. Foi um dos principais elementos compositivos utilizados pela arquitetura moderna, sendo ele próprio um ícone de movimentos arquitetônicos como o international style, embora dispositivos similares sejam encontrados em obras mais antigas. Credita-se ao arquiteto franco-suíço Le Corbusier a sistematização (e, dependendo da fonte consultada, a própria invenção) dos brise-soleils. Sua obra conhecida como Unidade de habitação de Marseille faz uso bastante profundo dos brises, sendo que tais elementos possuem papel de destaque na constituição da linguagem daquele edifício.


Utilização



Geralmente utilizados em construções que necessitam muito do aproveitamento da iluminação natural e bloqueio do ofuscamento causado pelos raios solares. Com essas características, os brises são cada vez mais utilizados em prédios públicos, universidades, colégios, hospitais, shoppings e centros comerciais.



Copan - brises de concreto se moldam à curvatura da edificação

Formatos

cobogó, também chamado de elemento vazado são blocos vazados decorativos, normalmente feitos de concreto ou de cerâmica, muito utilizados nos edifícios públicos pela grande durabilidade e baixo custo. Um outro recurso, são os milenares muxarabis, utilizado na arquitetura árabe que emprega treliças de madeira que permitem a ventilação e iluminação, mas mantém a privacidade dos espaços interiores, permitindo a visão do exterior por quem está dentro, mas não o contrário. As chapas metálicas lisas e perfuradas (furos redondos, quadrados e retangulares) são cada vez mais utilizadas com a função de proteção solar. De diversos materiais, os brises metálicos feitos em alumínioaçocobre e ferro, criam uma estética moderna e ainda contam com a alta propriedade de reflexão do metal. Tubos em formato quadrado, redondo e elipse (conhecido como asa de avião) juntamente com a cor, garantem ainda mais a função essencial de um brise-soleil.

Brise acompanhada de iluminação 
cobogó house' by studio MK27, brazil
image © nelson kon

Cobogó house de dia


Clínica de Odontologia em Orlândia, projeto do escritório MMBB


Texto: wikipedia
Imagens: Pesquisa google.


0 comentários:

Postar um comentário

Comentem!