quinta-feira, 10 de março de 2011

Dica: Umidade Ascendente em Rodapés e Paredes - Como acabar com a umidade


A umidade ascendente em rodapés e paredes provoca bolhas na pintura, manchas escuras, esfarelamento da argamassa e até desplacamento da mesma. Em tais situações, orientamos as seguintes etapas para solução deste problema:
  1. Retire toda a argamassa de revestimento úmida ao longo da parede. É importante retirar pelo menos 30cm acima da área úmida ou 70cm a partir do piso acabado.
  2. Retire toda a matéria solta da parede com uma escova de aço, preenchendo com argamassa de cimento e areia média, traço 1:3 em volume, as falhas de massa ou tijolos quebrados.
  3. Aplique uma pintura de impermeabilização em demãos cruzadas de um revestimento impermeabilizante semiflexível, à base de cimento, areias selecionadas e resina acrílica, como o "Sikatop 107" da Sika, por exemplo, com um consumo mínimo de 3kg/m2.
  4. Na preparação do chapisco para recomposição do reboco, deve ser adicionada uma cola à base de resinas sintéticas, como o "Sikafix Super" da Sika, por exemplo, para proporcionar melhor aderência ao substrato, devendo ser aplicado somente 24h depois da aplicação do revestimento impermeabilizante. Após o chapisco, emboce e reboque a parede normalmente.
Dica Importante:
  • Sempre que possível, aplique a pintura impermeabilizante também em uma faixa do piso com pelo menos 5cm de largura.
Cláudio Roberto Klein de Moraes
Eng. Civil com mestrado pela UFRGS - Professor da Faculdade de Engenharia da PUC-RS e especialista em sistemas de impermeabilização e químicos para construção civil.

0 comentários:

Postar um comentário

Comentem!