quinta-feira, 10 de março de 2011

Dicas Impermeabilização de Terraços e Fundações

Existem dois problemas que costumam dar muita dor de cabeça em uma construção: infiltrações da umidade do solo de baixo para cima (por capilaridade), causando mofo e deterioração das partes baixas das paredes, junto aos rodapés, e infiltrações de água de chuva em terraços.
Solucionar estes problemas depois da obra concluída é muito difícil e dispendioso. O correto é tomar medidas no projeto e adotá-las na execução.
Para o problema da infiltração da umidade do solo, a solução é simples: basta impermeabilizar os topos e aproximadamente 15cm das laterais de todas as vigas de fundação (baldrames), sapatas, blocos, etc., com manta elástica pré-fabricada ou emulsão pintadaantes da execução das alvenarias (é fundamental que o topo das fundações fique sempre a no mínimo 10cm acima do nível do terreno). O custo é irrisório e a solução é bastante eficiente.
Quanto aos terraços, sugerimos adotar o sistema U.S.D.("up side down"), que tem se mostrado muito satisfatório e adequado às condições brasileiras:
  1. Argamassa de regularização sobre a laje de concreto, em declive mínimo de 0,5% (ideal 1%) em direção aos coletores (ralos, calhas,etc.);
  2. Manta de impermeabilização elástica, de preferência a base de elastômero (borracha) ou PVC;
  3. Isolamento térmico em material com células fechadas e de boa resistência à compressão, com no mínimo 25mm de espessura (ex.: poliestireno expandido, o conhecido "estiropor", de alta densidade);
  4. Camada de proteção composta por argamassa estruturada com tela metálica (tela de estuque) em placas de 1,0m x 1,0m, ou piso cerâmico de cor clara, impermeável, de boa qualidade, antiderrapante, ambos com rejunte elástico impermeável.
Importante:
  • Após a aplicação da manta de impermeabilização, deve-se, obrigatoriamente, fazer um teste de estanqueidade (vedando-se as saídas e enchendo-se o terraço com uma lâmina de água), corrigindo-se eventuais vazamentos antes da aplicação das demais camadas.
  • Recomendamos sempre o uso do isolamento térmico sobre a manta de impermeabilização, pois além de melhorar o conforto térmico dos ambientes sob o terraço, protege a manta das variações de temperatura.
Existe muito preconceito quanto a terraços impermeabilizados devido às muitas experiências desastrosas já ocorridas, mas não se deve perder a oportunidade de aproveitar uma área nobre proporcionada por um terraço por causa de um problema que tem solução, é só tomar-se os cuidados necessários. O esforço, neste caso, vale a pena!
Para finalizar, gostaríamos de lembrar que existem dezenas de excelentes produtos de impermeabilização no mercado, mas que dependem essencialmente das precauções tomadas no projeto, prevendo-se todos os detalhes e acabamentos necessários (pingadeiras, encaixes, arremates, etc.) e cuidadosa execução por pessoal habilitado. (Fontes: PICCHI, Flávio Augusto - "Impermeabilização de Coberturas" - Editora Pini - 1986 / PERONDI, Zeno - "Manual Prático da Impermeabilização e de Isolação Térmica" - Editora Pini - 1988)


Fonte: CimentoeAreia

0 comentários:

Postar um comentário

Comentem!