quarta-feira, 4 de maio de 2011

O que é Macadame?


Resposta:
 "Macadame (do inglês Macadam) é um tipo de pavimento para pistas de rodagem desenvolvido pelo engenheiro escocês John Loudon McAdam, por volta de 1820. O processo recebeu o nome de Macadam em homenagem ao seu criador McAdam.
Consiste em assentar três camadas de pedras colocadas numa fundação com valas laterais para drenagem da água da chuva. As duas primeiras camadas consistem de pedras com tamanho máximo 3 polegadas (75 milímetros), a uma profundidade total de aproximadamente 8 polegadas (200 milímetros). A terceira camada é feita com aproximadamente 2 polegadas (50 milímetros), com pedras num tamanho máximo de 1 polegada (25 milímetros). Cada camada é comprimida com um rolo pesado, fazendo com que as pedras se encaixassem umas nas outras. Este assentamento de sucessivas camadas de pedras, gradativamente menores, de modo que as pedras maiores servissem de base sólida; e o cascalho fino nivelasse o solo é conhecido também como macadam water-bound. Embora este método necessitava muito trabalho manual, se resultava em um pavimento forte e drenado.
As estradas construídas dessa maneira foram descritas como "macadamizadas". Com o advento dos veículos motorizados, a poeira transformou-se num problema sério em estradas de macadame. O vácuo criado sob veículos movimentando-se rapidamente suga a poeira da superfície da estrada, criando nuvens de poeira desagradáveis e destruindo o pavimento gradualmente. Esse problema foi corrigido mais tarde pulverizando piche na superfície, criando o Tarmac (piche sobre macadame, tradução para tar-bound macadam).
Enquanto as estradas feitas em macadame estão recebendo novo pavimento na maioria dos países, outros estão preservando alguns trechos, como a Rodovia Nacional, nos Estados Unidos. Devido ao seu uso em tempos remotos, em algumas partes dos Estados Unidos (por exemplo, partes da Pensilvânia) ele é frequentemente usado, mesmo que possa-se fazer a pavimentação com asfalto ou concreto. NoBrasil ele foi muito utilizado nas estradas que cortam o estado das Alagoas.[2] "
Crédito imagem 2, Fonte e links: http://pt.wikipedia.org/wiki/Macadame
Informações técnicas e métodos empregados para execução:
(parte 3)

0 comentários:

Postar um comentário

Comentem!