terça-feira, 6 de novembro de 2012

Concreto que elimina rachaduras sozinho pode ser o futuro da construção

Concreto elimina rachaduras sozinho
(Fonte da imagem: Reprodução/Dvice)


O concreto é o material mais popular na construção civil. Ele é barato, fácil de usar e extremamente resistente. Agora, testes feitos pela Universidade de Delft na Holanda mostram que ele pode ter um futuro ainda mais brilhante. A equipe de pesquisa descobriu uma forma de fazer com que o concreto "se cure" sozinho no caso de rachaduras, o que seria a solução para situações em que a ação do tempo é capaz de prejudicar estruturas inteiras.

A nova fórmula do concreto traz bactérias inofensivas aos humanos, as quais entram em ação com o simples contato com a água, criando calcário e consertando as rachaduras por conta própria. Com isso, o concreto poderia ser reconstituído até mesmo com a ação da chuva.

Segundo reportagem da BBC, Henk Jonkers, o microbiologista autor do projeto, afirmou que rachaduras de 0,5 mm de largura já foram completamente sanadas apenas com a ação da água.

Caso as pesquisas avancem, a previsão é que o novo tipo de concreto seja comercializado em, no máximo, três anos. No entanto, isso depende do sucesso da sua aplicação em reais estruturas e da resistência do concreto com a mistura para o uso em grandes quantidades.


Fonte: Dvice, BBC

0 comentários:

Postar um comentário

Comentem!